Parauapebas sedia o Dia Internacional do Cooperativismo 2016

publicado: 05/07/2016 12h16

A população de Parauapebas compareceu ao Instituto Federal do Pará (IFPA), no último sábado (02), no Dia de Cooperar, para uma grande ação de cidadania, cooperativismo e voluntariado com a proposta de beneficiar a população com atendimentos médicos, emissão de documentos, serviços de beleza, arte, esporte, cultura e lazer.

De acordo com o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/PA), Ernandes Raiol da Silva, a ação em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo foi realizada em 24 estados do país.

Em Parauapebas, foram mais de 5 mil atendimentos. “A cidade foi escolhida para sediar esse evento de extrema importância para a população local. O evento proporciona uma visibilidade positiva ao município, plantando a semente do Cooperativismo e proporcionando aos beneficiados desfrutarem de todos os serviços disponíveis na ação”, destaca o presidente.
O evento ofereceu serviços de cadastramento e recadastramento do Bolsa Família e do Cadastro Único para Programas Sociais e emissão de carteira de idoso, atendimento médico em várias especialidades como Ginecologia, Ortopedia, Clínico Geral, Clínico Geral em Hanseníase, Oftalmologia, Pediatria, Neurologia, Pneumologia, Cardiologia, Urologia, Fisioterapia e Nutricionista. Vacinas contra Hepatite, Tétano e HPV, distribuição de kits de higiene bucal e palestras de orientação sobre o assunto.

“Aqui consegui minha consulta bem rápido. Um evento muito organizado, e o que mais me chamou atenção foram às diversas especialidades médicas disponíveis para atendimento”, opinou a Técnica em Meio Ambiente, Telma Heringer Pereira, 39 anos.

Outro beneficiado foi o jovem Rômulo Gomes, 20 anos, que conseguiu a emissão de sua Carteira de Trabalho. “Tirei minha carteira de trabalho bem rápido. Agora vou procurar emprego na minha área”, comentou o nivelador.

“Estou adorando participar dessa ação. Já brinquei no tobogã inflável e agora vou comer meu algodão doce enquanto espero minha mãe, que está fazendo hidratação nos cabelos”, disse Ana de Moraes, 9 anos.

Cerca de 200 voluntários participaram da ação. Parauapebas é a terceira cidade do estado a receber o evento. Os municípios de Santarém e Paragominas já foram beneficiados com o Dia do Cooperar.

O evento promovido pelo Sistema OCB/PA / Fecoop Norte – Sescoop Pará, contou com a parceria da Prefeitura de Parauapebas, por meio das secretarias de Saúde, Assistência Social, Cultura, Urbanismo, Educação, Obras, Mulher, Meio Ambiente e Tecnologia de Informação (TI). Além de empresas cooperadas.

O secretário municipal de Assistência Social, Alex Fontenele, falou da ação e agradeceu pelo município ter sido escolhido para sediar o evento. “Parauapebas só ganhou com essa grande ação, pois a população participou. Agradeço o apoio total das cooperativas e todos os órgãos envolvidos”, destacou o secretário.

Liliane Diniz
Assessoria de Comunicação | PMP