Parauapebas sedia Intercâmbio Pedagógico com municípios do Maranhão

publicado: 11/04/2016 09h09

Iniciou, na manhã desta sexta-feira (8), no auditório do Centro Administrativo, e vai até o dia 11 de abril, o Intercâmbio Pedagógico que envolve Parauapebas e mais oito municípios maranhenses.

Entre os mais de 40 participantes do encontro estão secretários de educação, gestores, coordenadores e técnicos educacionais. A abertura oficial foi realizada pelo Prefeito Valmir Mariano, a secretária de Educação Leila Lobato e o coordenador técnico da Secretaria Municipal de Educação de Santa Inês (MA), Clécio Lima Sousa.

O Intercâmbio objetiva aprimorar capacidades, desenvolver estratégias de interlocução e cooperação, auxiliar uns aos outros na tomada de decisões na gestão das redes municipais de educação e ainda, permitir que os municípios se planejem melhor para captar e receber os recursos federais para a educação.

Entre as atividades a serem desenvolvidas nesses quatro dias estão a apresentação de estruturas e funcionamentos das secretarias e seus departamentos, estrutura e organização de conselhos de classe nas escolas, gestão de projetos institucionais, política de inclusão do município de Parauapebas, além de visita a algumas escolas municipais e passeio ecológico à Floresta Nacional de Carajás.

Segundo Clécio Lima Sousa, o Intercâmbio vem discutir a educação de uma forma coletiva, ampla, pensando sempre no resultado final que é a aprendizagem do aluno. “Esta é uma oportunidade para os municípios se reunirem, visitarem outro local e contexto; discutirem a educação, pensar nos seus problemas, nos benefícios ou nos projetos que estão sendo implementados ou implantados, que deram certo, e levar isso adiante”, concluiu o educador, agradecendo ao prefeito Valmir e toda a equipe da educação de Parauapebas por sediar o encontro.

A secretária de Educação de Parauapebas, Leila Lobato, avaliou o evento como histórico e valioso. “É um prazer imenso sediar esse encontro. Essa troca de experiência é importantíssima não só para vocês, mas principalmente para Parauapebas. Com certeza, passamos as mesmas dificuldades só que em dimensões diferentes, pois temos quase 50 mil alunos na rede educacional; mas, juntos fica mais fácil de superarmos as dificuldades e melhorarmos nossa educação”, finalizou a gestora.

O prefeito Valmir Mariano em seu discurso falou sobre a importância que é dada para a educação municipal e o quanto o município tem se empenhado para oferecer uma educação de qualidade para sua população. “A educação sempre veio em primeiro lugar em nosso governo; estamos sempre buscando parcerias para melhorar o nosso ensino. Nessa semana, recebemos uma equipe de Sobral/CE, município com o melhor Ideb do Brasil. Essa troca de experiência nos ajuda a crescer; discutir educação é fundamental”, ressaltou o prefeito, dando boas-vindas aos municípios participantes.

Origem do Intercâmbio Pedagógico

O intercâmbio teve sua origem no Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE), um modelo de trabalho em rede, no qual municípios de uma mesma região e com características sociais e econômicas semelhantes se unem para trocar experiências e solucionar conjuntamente dificuldades da área.
Além de criar um forte laço entre as cidades participantes, o ADE soma esforços com estado e governo federal. E os arranjos também podem ir além dos órgãos públicos, envolvendo parcerias com a iniciativa privada e o terceiro setor de forma direta.

Messânia Cardoso
Assessoria de Comunicação | Semed