Parauapebas sedia 1º Encontro dos Municípios da Região Turística do Carajás

publicado: 19/09/2019 09h51

Nesta terça-feira, 17, no Hotel Mardan, ocorreu o 1º Encontro dos Municípios da Região Turística do Carajás. Representantes de Piçarra, Curionópolis, Palestina e Marabá estiveram presentes para tratar sobre as diretrizes de trabalho da nova região turística do Pará. Além da reunião, a equipe também visitou as instalações do Centro de Atendimento ao Turista de Parauapebas (CAT) e Mulheres de Barros.

Com a nova regionalização para o biênio 2019-2021 instituída pelo Ministério do Turismo (MTur), o estado do Pará, antes formado por seis polos turísticos, hoje é constituído por 14 regiões turísticas. E Parauapebas, que fazia parte da Região de Integração Carajás, dentro do Polo Araguáia-Tocantins, ora composto por 45 municípios, hoje integra, com outros 11 municípios, a Região Turística do Carajás.

“A gente precisa se conhecer muito bem, precisamos descobrir a sinergia que encontra entre os municípios a nível turístico e fazer com que isso seja um atrativo que traga visitantes para as nossas cidades. Esse é o início de um projeto que considero que vai ser de grande sucesso”, afirmou o secretário de Turismo de Marabá, Ricardo Pugliese.

A chefe do Departamento de Turismo de Piçarra (PA), Francisca Lopes, também participou do evento. “Hoje tá sendo um marco pra gente. A nossa esperança a partir desse encontro é divulgar mais, pra gente ter mais desenvolvimento no turismo da nossa região. Agora integrando todo esse grupo, com certeza teremos muito mais força”, disse.

O coordenador do Departamento de Turismo de Parauapebas (Detur) e anfitrião do Encontro, Marcos Alexandre, aposta no avanço do turismo da região. “Com esse novo redimensionamento que teve no Estado, a gente consegue dentro desse novo polo, ter uma sinergia maior com os outros 12 municípios da região. Com certeza os ganhos serão inestimáveis, porque quando se trabalha em conjunto a gente avança mais”, avaliou.

 

Texto: Rayssa Pajeú

Fotos: Felipe Borges 

Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP