Parauapebas se prepara para se tornar referência em produção de ovinos

publicado: 31/08/2021 17h46

Produtores receberam capacitação e incentivo durante Dia de Campo do Programa Pequenos Animais

Produtores rurais assistidos pelo Programa Pequenos Animais e servidores da Secretaria de Produção Rural (Sempror) receberam treinamento sobre a perspectiva de criação e mercado de ovinos e caprinos em Parauapebas. Como incentivo, foram sorteados 5 kits de ovinocultura para esses produtores iniciarem a criação de pequenos animais. O Dia de Campo ocorreu na sexta-feira, 27, no Centro Tecnológico de Agricultura Familiar e contou com a participação de autoridades municipais.

O objetivo do Programa Pequenos Animais é incentivar os produtores a desenvolver a criação de aves, suínos, ovinos e caprinos.  Nesse momento, o foco é a criação de ovinos, visto que a procura desse produto é grande e não há oferta suficiente. “Queremos incentivar essa cadeia de produção no município para que o produtor aumente sua renda no campo”, explicou a coordenadora do Programa, Eulian Aguiar.

Gladson Barbosa, produtor e presidente da Associação do Criadores e Criadoras de Caprinos e Ovinos de Pequenos Animais da Região de Carajás, comentou sobre a assistência que os produtores recebem no município: “Esse Dia de Campo é fundamental. A equipe que dá assistência ao produtor é bem composta, com profissionais de qualidade e aprofundamento técnico. Esse treinamento é essencial para que o município vire realmente uma referência nessa produção”.

O prefeito Darci Lermen e o gestor da Sempror, Milton Zimmer, ressaltaram a importância dos treinamentos constantes ofertados aos produtores por meio dos diversos programas desenvolvidos pela secretaria. “Nossa intenção capacitar nossos agricultores, com base no conhecimento dos grandes centros, fazendo com que o produtor possa produzir com qualidade, cada vez mais”, disse o prefeito. “Queremos transformar Parauapebas em um município referência na criação de pequenos animais do estado do Pará”, afirmou Zimmer.

Durante o treinamento, o professor Alfonso Siqueira pontuou as vantagens da criação de ovinos em Parauapebas: “Quando o município tem os olhos voltados para o homem do campo como observei aqui, a realidade é outra. Diversos profissionais estão juntos para transformar a atividade do produtor numa máquina para ganhar dinheiro. A gestão do município está de parabéns, por essa visão rural e por solidificar essa realidade que é o sonho de todo mundo: ter uma qualidade de vida melhor”.

Texto: Rayssa Pajeú
Fotos: Orion Lima
Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP

{lightgallery type=local path=images/Ano_2021/AGOSTO/DIADECAMPO Name=Demo5 previewWidth=150 itemSpace=3px}{/lightgallery}