Parauapebas se prepara para receber Centro de Atendimento e Sinalização Turística

publicado: 28/03/2019 15h33

Na manhã desta terça-feira, 26, o engenheiro civil e representante da empresa Sanevias Consultoria e Projetos Ltda, Sérgio Xavierde Belém (PA), Sergio Xavier, esteve na Prefeitura de Parauapebas acompanhado por uma equipe técnica para tratar sobre o projeto executivo da sinalização turística do município. A sinalização prevê orientações bilíngue (português e inglês) e em sistema braile, além da tecnologia QR Code.

“Nós fizemos um planejamento estratégico e estamos alinhando de acordo com as necessidades do município”, comentou Sergio. Ele lembrou que esse trabalho faz parte do plano de desenvolvimento turístico do município e aprovou a iniciativa do governo. “Parauapebas tem uma imensa gama de versatilidade turística e a prefeitura pretende explorar esse potencial para alavancar a economia com geração de emprego e renda”, ressaltou.

O chefe de gabinete da prefeitura, Roque Dutra, relembrou fatores históricos que impulsionaram a expansão territorial e demográfica do município e pontuou parte do trabalho que a prefeitura tem realizado para ajustar as consequências causadas por esse crescimento. “Estamos trabalhando na revisão do Plano Diretor e de mobilidade urbana, na reforma tributária e administrativa para dinamizar as ações do governo. E quanto à proposta de buscar uma nova matriz econômica, nosso foco é o turismo. É uma aposta segura. Temos potencial, estrutura, rede hoteleira de qualidade e a disposição do governo de fazer isso dar certo”, afirmou. 

Centro de atendimento ao Turista 

Salas administrativas, salão para recepção, auditório para comportar grupos de visitação que receberão informações e orientações sobre as rotas turísticasdo município. Além disso, o Centro de Atendimento ao Turista de Parauapebas vai contar com guias turísticos qualificados e materiais informativos que serão apresentados e entregues aos visitantes do local.  

Mais uma obra de grande importância para o município. Um indicador que aponta para o desenvolvimento do turismo em Parauapebas. O auxiliar de serviços gerais, Edvan Alves, está contente por fazer parte da construção dessa matriz econômica. “Eu já estava sem emprego há muito tempo e hoje é uma satisfação muito grande estar contribuindo com essa obra”, afirmou.

O coordenador do Departamento de Turismo (Detur), Marcos Alexandre, falou sobre a importância desses grandes projetos. “O CAT será uma referencia onde os visitantes e até mesmo os munícipes poderão buscar informações sobre os atrativos turísticos locais. É um Centro pra receber pessoas e também sugestões. A sinalização turística também é essencial nesse processo. O município está sendo preparado para receber de forma agradável e com qualidade as pessoas que estarão visitando Parauapebas, a Capital do Ecoturismo de Carajás”, garantiu. 

Texto: Rayssa Pajeú

Fotos: Bruno Cecim

Assessoria de Comunicação – ASCOM | PMP

{gallery}/ANO2019/MARCO/DDETUR/{/gallery}