Parauapebas se prepara para implantar pesca esportiva

publicado: 19/05/2021 16h33

Conhecer as boas práticas na pesca esportiva. Este é o objetivo da participação de Parauapebas no Roraima Fishing Show, evento realizado em formato híbrido nesta quarta-feira, 19, em Boa Vista, estado de Roraima.

O Roraima Fishing Show discute a regulamentação da pesca esportiva, as oportunidades de turismo decorrentes da atividade, os investimentos necessários para o setor e os benefícios para as comunidades ribeirinhas. Além do secretário municipal de Turismo, Rodrigo Mota, participam do evento o coordenador de projetos da Semtur, Marcos Alexandre, o vereador de Parauapebas Leo Márcio e o secretário estadual de Turismo do Pará, André Dias.

Capitaneada pela secretaria municipal de Turismo (Semtur), a participação de Parauapebas no evento tem o objetivo de colher boas referências do modelo implantado em Roraima para nortear as políticas públicas que serão implementadas no município. “Nossa proposta é promover a pesca esportiva de forma qualificada em Parauapebas, considerando práticas sustentáveis”, afirma Rodrigo Mota, secretário municipal de Turismo.

A contratação da consultoria que vai realizar o diagnóstico para a implantação da pesca esportiva em Parauapebas já está em fase de licitação. A proposta é estruturar o desenvolvimento da atividade no rio Itacaiúnas, na Floresta Nacional de Carajás.

Esta é apenas uma das ações que estão em estudo para atrair turistas e alavancar o turismo em Parauapebas. Além da pesca esportiva, estão em fase de planejamento a rua gastronômica e a reestruturação das rotas turísticas.

Texto: Márcia Pajeú

Fotos: Marcos Alexandre