Parauapebas participa do Maio Amarelo com ações voltadas para a redução de acidentes no trânsito

publicado: 04/05/2021 16h17

O município de Parauapebas participa pela oitava vez da  campanha Maio Amarelo, que neste ano está com o  tema “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito”. O objetivo é promover a empatia e a redução das estatísticas de acidentes de trânsito. Assim, a campanha promove uma reflexão sobre atitudes que têm faltado nos últimos tempos em diversos ambientes de convivência: o respeito e a responsabilidade.

Durante o mês, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), em conjunto com demais instituições parceiras, desenvolverá atividades de conscientização e educação no trânsito. Os trabalhos serão realizados respeitando todas as orientações de prevenção contra a Covid-19.

Entre as ações, está a realização de rodas de conversa, em parceria com o Samu, voltadas para mototaxistas, motoristas e motociclistas de delivery por aplicativo; além disso, a programação vai abordar também ações educativas relacionadas ao trânsito, como respeito a faixas de pedestres, uso do celular no trânsito, observância da sinalização e cuidado com os mais vulneráveis no trânsito (pedestres, motociclistas e ciclistas). Devido à pandemia, as atividades serão fortalecidas nas plataformas digitais da prefeitura.

 

O Maio Amarelo

O movimento Maio Amarelo nasceu em 2014 e fomenta uma ação coordenada entre o poder público, iniciativa privada e sociedade civil, para discutir o tema segurança viária e, assim, reduzir os acidentes e mortes no trânsito. Apesar da redução do número de mortes nos últimos anos, o trânsito brasileiro ainda mata milhares de pessoas todos os anos. Em 2019, quando foi divulgado o último levantamento pelo Ministério da Saúde, foram mais de 31.945 vidas perdidas.

Texto: Édila Nunes/Semsi

Assessoria de Comunicação/PMP