O projeto de sinalização turística de Parauapebas foi apresentado na manhã desta quarta-feira, 23, pela equipe da secretaria de Turismo. O objetivo é melhorar a mobilidade para que os turistas e mesmo moradores possam transitar pelas vias urbanas e rurais com facilidade para chegar aos destinos turísticos da cidade.
Para a construção das placas foram analisados diversos aspectos, como localização, aspectos históricos e econômicos, solos e economia. “A sinalização segue o padrão internacional e será composta por recursos como linguagem pictográfica, braile e QR code”, afirma Rodrigo Mota, secretário de Turismo.
Além das placas de sinalização turísticas, também serão instalados totens com informações educativas nos principais locais de visitação, como praças, balneários e parques. A função dos totens é contribuir para que o visitante tenha conhecimento dos atrativos, além de dinamizar o setor turístico e integrar o turista com a paisagem visitada.
A cor padronizada internacionalmente e o uso de pictogramas destacam as atrações turísticas locais e tornam mais racional e seguro o caminho, independentemente se o turista é nacional ou estrangeiro.
De acordo com Keniston Braga, secretário de Governo, com os investimentos em turismo, o município pretende fortalecer essa nova matriz econômica e avançar na busca de tornar Parauapebas um destino agradável para os visitantes.
A confecção das placas de sinalização turística já está em processo de licitação e a sinalização deve estar disponível nas ruas da cidade ainda este ano.
Texto: Márcia Machado
Assessoria de Comunicação/PMP