Parauapebas ganha 31 novos bacharéis em Direito

publicado: 18/01/2019 17h00

A noite da última quarta-feira, 16, foi muito especial e o motivo de comemoração para os 31 novos bacharéis em Direito de Parauapebas. Eles receberam a outorga de grau em cerimônia realizada no Plenário da Câmara Municipal. O evento, permeado de muita emoção, reconhecimento e gratidão, contou com a participação de amigos e familiares dos formandos, além de várias autoridades dos meios acadêmico e jurídico.

Os novos profissionais fazem parte da terceira turma do curso de bacharelado em Direito da Universidade Federal do Pará (UFPA), ofertada no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup) por meio de convênio com a Prefeitura Municipal. A parceria efetivada entre as instituições já garantiu à cidade mais de 120 novos bacharéis na área.

Não é por acaso que a turma recebeu o nome de Elcklym Teixeira dos Santos, em homenagem a um dos formandos que é cadeirante e um verdadeiro exemplo de determinação e garra. Os novos graduados, assim como Elcklym, já mostraram a que vieram. A grande maioria já garantiu a aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), requisito essencial para o exercício da advocacia no país.

Diego Pajeú é um dos bacharéis aprovado no exame. Para ele o momento era de festa, mas também de reflexão, uma vez que a conclusão do curso implica em maiores responsabilidades. “É uma conquista que traz uma enorme responsabilidade. Agora é hora de devolver à sociedade o investimento que foi realizado na nossa formação e faremos isso buscando defender direitos e promover justiça por meio da nossa atuação profissional”, assegura Diego Pajeú.

Quem concedeu a outorga de grau aos formandos foi o professor doutor e diretor-adjunto do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA, Antônio Maués, no ato representando o reitor, Emmanuel Zagury Tourinho. Segundo Maués o município está recebendo profissionais de muitíssima qualidade.  “O nível dessa turma é muito bom, isso ficou claro pelo êxito da maioria no exame da Ordem, portanto são pessoas que saem da faculdade de Direito preparadas para o exercício profissional”.

Os discursos das autoridades que participaram da solenidade foram recheados de elogios e palavras de incentivo. Tanto para o adjunto do gabinete do prefeito, José Orlando Menezes, que na ocasião representou o prefeito Darci Lermen, quanto o secretário de Educação, Raimundo Neto, a turma é exemplo de sucesso acadêmico e motivo de orgulho.

“Graças a realização de um contrato entre a Prefeitura e a UFPA hoje nós estamos entregando à cidade profissionais formados por uma universidade reconhecida como instituição de qualidade” frisou Raimundo Neto lembrando que os formandos enfrentaram um dos vestibulares mais concorridos do município. Neto, que também é advogado, fez parte da primeira turma de Direito de Parauapebas, assim como o advogado Rubens Mota, paraninfo da turma.

Também compuseram a mesa da cerimônia, o presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Castilho; o presidente da OAB/Seção Parauapebas, Deivid Benasor; a coordenadora do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), Tânia Brunelli; e a coordenadora do Curso de Direito, Luanna Tomaz.

Texto: Messania Cardoso

Fotos: Messania Cardoso e Bruno Cecim