PARAUAPEBAS FORMA MULTIPLICADORES EM PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

publicado: 28/06/2018 17h26

Palestras, dinâmicas e estudos de casos. A “Formação dos Multiplicadores em Prevenção ao Suicídio” foi marcada pela interação e participação coletiva durante as atividades propostas. A capacitação que esclareceu verdades e mitos sobre o tema despertou na turma o interesse por mais informação. O encontro aconteceu na terça-feira, 26, no plenarinho da Câmara Municipal de Parauapebas.

Alan Miranda, psicólogo da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), frisou que esse trabalho iniciou em novembro de 2017, com o debate sobre o tema “Adolescência, Suicídio e Automutilação”, direcionado para professores e demais profissionais da rede pública. Em maio deste ano, foi realizada reunião ampliada sobre “Alerta ao Suicídio” e, agora em junho, a formação com lideranças religiosas para incluí-los nas estratégias de prevenção e pós-prevenção ao suicídio.

Alan explicou que a formação de multiplicadores tem a finalidade de qualificar a fala e a escuta para que os mesmos possam contribuir com o trabalho que já é desenvolvido. “Nosso intuito é multiplicar a informação para que esses multiplicadores se tornem disseminadores da ideia. O foco maior é melhorar a escuta e o acolhimento das pessoas com esse sofrimento. Com isso a gente aumenta a rede e reduz o número de casos nessa situação”, ressaltou.

O bombeiro civil Alex Pacheco perdeu um irmão este ano, vítima de suicídio. Sem provas concretas sobre o que motivou o ato, hoje Alex busca conhecimento na área, uma forma de ajudar pessoas que estão em situação de risco. “Foi uma experiência única, eu precisava entender os motivos que levam uma pessoa a cometer suicídio. Aprendi na palestra que a escuta qualificada pode salvar vidas”, comentou Alex.

Lucilene Reis, psicopedagoga da Secretaria Municipal de Educação (Semed), avaliou a ação como positiva. “É um evento muito importante. É um tema altamente relevante para todos os seguimentos do município, inclusive para o meu segmento que é a educação. Pra mim tá sendo de grande proveito saber um pouco mais sobre como devo atuar para prevenção ao suicídio”, afirmou.

A capacitação foi encerrada com a construção de uma agenda que a princípio seguirá até agosto, um plano de ação que vai atuar em várias áreas da comunidade. O intuito é fortalecer a rede especialmente até o mês que antecede o setembro amarelo – mês de prevenção ao suicídio. Além disso, foi formada uma equipe que vai contribuir com a construção do Plano Municipal de Prevenção ao Suicídio junto ao Núcleo de Psicologia da Semsa.

A “Formação dos Multiplicadores em Prevenção ao Suicídio” foi iniciativa da Supervisão da Rede de Atenção Psicossocial da Semsa, com o apoio das secretarias municipais de Educação (Semed), de Assistência Social (Semas) e da Mulher (Semmu), da Coordenadoria Municipal da Juventude (CMJ), da 21ª Unidade de Referência Especializada (URE), do Conselho Tutelar I e II e da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam).

Texto: Rayssa Pajeú
Foto: Janaina Ravanelli | Semsa