Parauapebas esta prestes a ter 100% de iluminação pública com LED

publicado: 15/03/2019 14h39

Todos os bairros do município, além da zona rural já têm novas luminárias.

Após oito meses desde o início da implantação, quatro meses antes do previsto, a Prefeitura de Parauapebas está prestes a concluir a instalação das luminárias de super LED com mais de 28 mil pontos já modernizados, o que ultrapassa 90% do total, segundo balanço feito pela Secretaria de Serviços Urbanos (Semurb).

Hoje todos os bairros de Parauapebas já têm ruas com a nova iluminação. A Semurb calcula que muito em breve 100% do município estará atendido, incluindo localidades na zona rural como Cedere l, Palmares Sul, Vila Sansão, Paulo Fonteles e Onalício Barros.

O secretário de urbanismo, Edmar Lima, explica que a existência de pontos escuros ou lâmpadas convencionais ocorre em função de alguma condicionante técnica, isto é, apresenta alguma pendência que impede a instalação das luminárias de LED imediatamente. “Alguns postes estão com braços inadequados, estão sem braços ou até mesmo faltando parafuso. Estes detalhes interferem na instalação, mas é importante deixar claro que mediante regularização destes pontos, as luminárias de LED serão instaladas, isso já está sendo resolvido”, disse.

Embora ofereça maior luminosidade, a baixa potência das novas luminárias representa redução do gasto de energia elétrica, o que diminuirá os gastos que a prefeitura municipal tem mensalmente com o parque em 62,1%. Com a conta menor já a partir do mês de março, será possível sustentar o projeto mediante superávit financeiro.

Após o período de instalação, a Semurb poderá acompanhar em tempo real dados referentes a cada luminária instalada por meio de aplicativo no qual constarão todas as informações necessárias referentes à vida útil do equipamento, que tem garantia de sete anos e manutenção obrigatória da empresa responsável por cinco anos após a entrega do parque totalmente modernizado.

Portanto, a Prefeitura de Parauapebas terá o controle do sistema cujos postes foram georreferenciados e serão em breve etiquetados para a eficiência do fornecimento do serviço.

Texto: Jéssica Diniz

Fotos: Kelson Araújo