PARAUAPEBAS ESTÁ LIVRE DA FEBRE AMARELA ATÉ AGORA

publicado: 01/02/2017 11h59

Mesmo distante de Estados onde casos de febre amarela foram confirmados, a população de Parauapebas tem procurado unidades de saúde à procura da vacina. De acordo com Danielli Maia, coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a procura pela vacina aumentou surpreendentemente por parte da população de Parauapebas, que quebrou a rotina das unidades de saúde em busca da vacina.

Danielli conta que apenas no último dia 20 a cidade recebeu duas mil doses da vacina, considerando-se a quantidade de rotina do município, mas rapidamente o estoque se esgotou nos postos de saúde. “Estamos esperando um novo lote da regional, responsável pelo abastecimento e, a partir de amanhã, 1º de fevereiro, abasteceremos as unidades novamente”, garante.

Segundo a coordenadora, o medo da doença fez com que pessoas já imunizadas procurassem se vacinar, sem necessidade. Quem já foi vacinado duas vezes não precisa mais de uma nova dose, orienta a secretaria. Já quem ainda não tem as duas doses em sua carteirinha de vacinação deve procurar uma unidade de saúde a partir dessa quarta-feira, 1º.

Parauapebas está em uma região de floresta, e, por esta razão, a Coordenação de Imunização reconhece que há risco de pessoas contraírem febre amarela. No entanto, até o momento, não houve nenhum caso confirmado da doença no município. “A comunidade pode ficar tranquila, pois investigaremos todos os casos que forem notificados e, até o momento, nosso estado está livre da febre amarela”, tranquiliza Danielli Maia.

Anderson George
Assessoria de Comunicação | PMP