PARAUAPEBAS ENTRE OS 564 MUNICÍPIOS QUE IRÃO REALIZAR EXAME PARA QUEM DESEJA CONCLUIR ENSINOS MÉDIO E FUNDAMENTAL

publicado: 01/08/2017 15h47

Dar continuidade aos estudos ou ter a certificação do ensino fundamental ou médio ficou mais fácil. As inscrições para o Exame Nacional de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) estarão abertas a partir do próximo dia 8 e seguem até dia 18 deste mês para os interessados que residem no Brasil. As provas serão realizadas dia 8 de outubro, inclusive no município de Parauapebas.

O Encceja é uma oportunidade de conclusão do ensino regular por meio de uma única avaliação ofertada pelo Ministério da Educação (MEC) às pessoas que não puderam concluir os estudos na idade certa.

Podem participar das inscrições residentes do Brasil e brasileiros que moram no exterior com idade mínima de 15 anos, para provas do ensino fundamental, e idade mínima de 18 anos, para provas do ensino médio. As inscrições devem ser realizadas no portal.inep.gov.br/encceja, onde também estão disponibilizados o edital e informações gerais, além de materiais para estudo grátis com assuntos do ensino fundamental e do ensino médio, que podem ser acessados por todos que desejam realizar a avaliação.

PROVAS

Por meio da avaliação Encceja para nível fundamental, serão realizados quatro exames com 30 questões objetivas nas disciplinas de língua portuguesa, língua estrangeira, arte e educação física, matemática, ciências, história e geografia e uma redação.

Para o nível médio, também são quatro provas objetivas com 30 questões agrupadas em linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática, ciências da natureza e ciências humanas e uma redação. Os interessados podem obter o certificado gratuito do MEC.

Anteriormente, a certificação do ensino médio era realizada por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas a partir deste ano, após decisão do MEC, o Enem não poderá mais ser utilizado para esse fim, tendo sido substituído pelo Encceja.

A coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Parauapebas, Jucineide Almeida, reforça a importância de mais essa oportunidade de conclusão dos estudos para aqueles que não tiveram chance de estudar na idade apropriada. “Temos atualmente mais de 1.700 alunos matriculados na EJA e outros quase dois mil no Centro de Ensino Personalizado do 6º ao 9º Ano para Educação de Jovens e Adultos, ensino fundamental. No entanto, ainda há muita gente fora da escola, seja por falta de tempo, seja por falta de documentação. Logo, o Encceja é uma ótima oportunidade de obter a documentação e dar continuidade aos estudos”, esclarece.

LOCAIS DE PROVA

No exterior, a prova do Encceja será aplicada em dez países. Já no Brasil, será realizada em 564 localidades. No Pará, foram escolhidos 31 municípios, entre os quais Parauapebas e Marabá, os dois únicos da região de Carajás.

 

Texto: Messania Cardoso | Semed
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP