PARAUAPEBAS É SEDE DE 1º EVENTO DE VIDEOGAMES DO SUDESTE DO PARÁ

publicado: 26/07/2016 10h38

Com o objetivo de promover e disseminar a cultura do eSport (termo utilizado para definir as competições organizadas de jogos eletrônicos) aconteceu no último final de semana, dias 23 e 24, o 1º Arena Camp. Torneio realizado no Cendro de Desenvolvimento Cultural (CDC) pelo Instituto Tecnológico de eSports Parauapebas (Itesp) em parceria com a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e empresas locais.

Equipes de jogadores disputaram o prêmio de R$ 1.000,00 no jogo Dota 2, um videogame de estratégia em tempo real. De acordo com os idealizados do evento, Welkson Arcanjo, Nelson Werneck e James Oliveira, esse foi a primeira competição do tipo no sudeste paraense. “Estamos com pessoas de várias partes do estado como Belém, Marabá, Itupiranga e Conceição do Araguaia”, afirma Welkson.

A atitude dos amigos em criar um grupo foi despertada depois de alguns traumas. “Perdemos alguns amigos para às drogas e a violência. Então pensamos que esse tempo ocioso seria ruim para os mais jovens. Foi quando tivermos a ideia de criarmos o Itesp”, explica Nelson. Ainda segundo ele, os fãs de jogos eletrônicos participaram ativamente nos dois dias de evento.

Além dos jogos, houve competição de Cosplay, onde os participantes se fantasiaram de personagens fictícios da cultura pop japonesa, de videogames e filmes. Para entrar no evento foi cobrado um quilo de alimento não perecível que será doado à instituições de caridade do município.

Curiosidades sobre os eSports

Atualmente, o gênero mais popular usado nos eSports é o Moba (sigla inglesa para arena de batalha online para multi-jogadores). A popularidade tem repercussões nos valores pagos em competições ao redor do mundo. Em 2015, o torneio conhecido como The International 5 pagou mais de US$ 18 milhões em premiação.

Como qualquer outro esporte, o esporte eletrônico também possui times e jogadores oficiais. Equipes de eSports são patrocinadas por grandes marcas relacionadas ou não com o mundo dos games. Existem jogadores que possuem suas próprias marcas, fama e, claro, uma legião de fãs, bem como ótimos salários.

Anderson George
Assessoria de Comunicação | PMP