Parauapebas e região recebem novos educadores pelo Parfor

publicado: 16/12/2015 11h05

Emoção. Essa é a palavra que definiu a noite do último sábado (12), quando, no Plenário da Câmara Municipal de Parauapebas, aconteceu a Cerimônia de Outorga de Grau da turma de Licenciatura em Pedagogia, fruto da parceria entre a Prefeitura de Parauapebas e a Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica (Parfor).

Ao todo, 33 alunos colaram grau, sendo 10 de Parauapebas, 22 entre Curionópolis e Serra Pelada, e um de Eldorado do Carajás. A turma, iniciada em 2010, é composta por professores que lecionam na rede pública de ensino e foi a 25ª a colar grau em Pedagogia no Pará pela UFPA.

A nova pedagoga Mikaely Diniz relatou as dificuldades durante o curso, tendo em vista que abriu mão da família em Serra Pelada, distrito de Curionópolis, para ir em busca do conhecimento em Parauapebas, onde as aulas aconteciam. “Estou muito emocionada com a realização do meu sonho. Venho de uma comunidade carente, onde passamos por muitas dificuldades, e com a oportunidade proporcionada pelo Parfor pude me formar”, ressaltou.

Creuza de Oliveira, que atualmente leciona para alunos da educação infantil na Escola Municipal Maria Salete, também é a mais nova graduada em Pedagogia. Educadora há mais de dez anos na rede municipal de Parauapebas, Creuza declara a importância de conquistar o certificado de curso superior. “Desde a minha juventude, nada foi fácil. Comecei a estudar com 24 anos e apenas agora, com 43 anos, consegui meu diploma de curso superior. Hoje é o dia de uma grande vitória em minha vida. Só tenho a agradecer a Deus”, disse, emocionada.

A secretária municipal de Educação, Leila Lobato, esteve presente à formatura, na condição de Patrona e também representando o prefeito Valmir Mariano. Na oportunidade, ela parabenizou os formandos e aconselhou-os. “Jamais se esqueçam da essência que trouxe vocês até aqui: a educação. Busquem sempre oferecer o seu melhor, mesmo que às vezes as circunstâncias não sejam favoráveis”, disse, e ainda completou: “Com vocês em atuação, ganhamos todos: a profissão de educador, os alunos e a sociedade local, que a partir de hoje recebe profissionais habilitados, que sem dúvida farão uma belíssima história na educação”.

PARFOR

O Parfor tem como objetivo ofertar educação superior, gratuita e de qualidade a professores em exercício na rede pública, para que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e contribuam para a melhoria da qualidade da educação básica no país.

[widgetkit id=”29″]

Luzandra Vilhena