PARAUAPEBAS E REGIÃO RECEBEM 19 NOVOS PEDAGOGOS

publicado: 09/04/2018 16h38

O tão sonhado diploma do ensino superior chega para mais 19 munícipes de Parauapebas e região. Na última sexta-feira, 6, alunos da terceira turma de pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA), realizada por intermédio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), colaram grau.

A cerimônia regada à emoção e discursos calorosos foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Parauapebas e contou com a participação de autoridades municipais e familiares dos formandos. Quem concedeu a outorga de grau aos alunos foi o professor doutor e diretor da Faculdade de Pedagogia de Abaetetuba, Alexandre Augusto Cals, no ato representando o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho.

A turma que recebeu o nome de “Raimundo Neto”, em homenagem ao secretário municipal de Educação de Parauapebas, era composta por alunos de seis municípios: Itupiranga, Marabá, Jacundá, Floresta do Araguaia, Eldorado do Carajás e Parauapebas.

Para o formando de Parauapebas Antônio Silva Ferreira, o momento representa uma conquista muito significativa. “Para a maioria de nós, há quatro anos, a conclusão dessa graduação era uma utopia, hoje, é uma realidade com sabor especial”, descreveu o orador da turma afirmando que ama sua profissão.

Cirlléia Rocha e Marcia Carvalho também participaram dessa conquista. As jovens são de Eldorado dos Carajás e asseguram que valeu a pena todo esforço para chegar à certificação. “Hoje o sentimento é de gratidão, de realização, pois depois de todas as dificuldades alcançamos nosso objetivo e poderemos exercer nossa profissão com a qualificação necessária”, comemorou Cirlléia.

MAIS QUALIFICAÇÃO

“Nós aderimos ao programa em 2009. Em 2010, iniciamos as primeiras turmas e agora estamos colhendo os frutos. Ao todo, já conseguimos formar 312 professores, tornando-os habilitados e qualificados para exercer a profissão de docente. Essa habilitação com certeza contribuirá para a melhoria da qualidade do ensino”, informou o secretário de Educação, Raimundo Neto, o qual encerrou seu discurso agradecendo a turma pelo convite e homenagem.

Alexandre Augusto ressaltou o quanto a universidade tem contribuído com a melhoria da qualidade do ensino nas localidades em que está presente. “A UFPA já vem trabalhando há alguns anos na formação de professores da educação básica. Essa é uma missão que ela vem cumprindo com excelência. Com a formação e qualificação dos professores, a qualidade do ensino irá melhorar substancialmente, pois os professores saem qualificados para exercerem suas tarefas”.

O coordenador local do Parfor, Sérgio Augusto de Ávila, aproveitou a oportunidade para relembrar momentos importantes da jornada, agradecer a todos que contribuíram e aconselhar os formandos. “Não podemos esquecer que, por trás do dia de hoje, está toda a equipe da Semed e o secretário de Educação, que nunca mediu esforços para fortalecer e incentivar a formação e qualificação de todos os professores do nosso município. A todos, os nossos agradecimentos!”, disse Sérgio Ávila.

Texto: Messania Cardoso | Semed
Fotos: Bruno Cecim e Messania Cardoso