PARAUAPEBAS É PALCO DE LANÇAMENTO DO PROGRAMA ROTA DO FNO

publicado: 25/05/2017 17h35

Será nesta sexta-feira, 26, no auditório da prefeitura, com a presença do prefeito Darci Lermen e do superintendente do Basa, Pedro Paulo Busatto

O Banco da Amazônia (Basa), em parceria com a Prefeitura de Parauapebas, realizará amanhã, 26, o lançamento do programa Rota do FNO, o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte, numa ação que visa contribuir para o fortalecimento e melhoria do ambiente de negócios no polo Carajás, que reúne os municípios de Parauapebas, Curionópolis, Eldorado dos Carajás e Canaã dos Carajás. Nessa região do Pará, a meta do banco é investir pelo menos R$ 90 milhões somente neste ano.

O lançamento do programa será no auditório da prefeitura, às 19h30, com a presença do prefeito Darci Lermen e da alta direção do Basa, à frente o superintendente da instituição, no Pará e Amapá, Pedro Paulo Busatto. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden) mobilizou a classe empresarial do município para participar do evento. O titular da Seden, Isaías Queiroz, considera importante o conhecimento da linha de crédito pelos empresários, principalmente, os pequenos, para alavancar não apenas a própria empresa como também a economia de Parauapebas num momento em que o País atravessa tanta turbulência econômica.

“Acredito que todos irão sair ganhando com esse financiamento: o Basa, fomentador do nosso Estado, e o empresário que vai pegar dinheiro a baixo custo, que tem como ele movimentar para reerguer e impulsionar a sua empresa”, avalia Isaías Queiroz, para informar que a prefeitura bem buscando outras parcerias dentro e fora do município para fomentar a geração de emprego e renda em Parauapebas.

Para o lançamento do programa, foram convidados micro e pequenos empresários, empreendedores individuais, produtores rurais e agroindustriais, além de empresários de todos os portes, inclusive aqueles que planejam se instalar na região e precisam de suporte financeiro. Para conversar com esse público sobre as oportunidades de negócios, estarão presentes no lançamento representantes do setor produtivo, da diretoria executiva do Basa e das prefeituras do polo.

Nessa ação, terão destaque as contratações destinadas a custeio agrícola e pecuário, capital de giro e aquisição de máquinas e equipamentos. O grande diferencial do financiamento via Rota do FNO são as condições de concessão do crédito. O programa assegura a tramitação mais célere das propostas recebidas ainda neste primeiro semestre, além de oferecer as taxas de juros mais competitivas do mercado, tanto no crédito de fomento quanto no crédito comercial. Há, por exemplo, linhas de crédito com taxas de juros a partir de 0,53% ao mês e prazos de até 20 anos para pagamento.

“O banco está otimista de que a economia volte a crescer. Por isso, divulga suas linhas de crédito para receber todos os projetos com atenção e dando celeridade à análise. Queremos firmar esse compromisso com os empreendedores da Amazônia para financiar projetos aderentes ao mercado. Vamos continuar com muita firmeza, cumprindo nossa missão, que é desenvolver a região de forma sustentável”, declarou o presidente do Banco da Amazônia, Marivaldo Melo.

DESCONTO DE 85% NAS OPERAÇÕES RURAIS

No lançamento, o público também conhecerá as condições para liquidação e renegociação de operações rurais contratadas com recursos do FNO até 2011. Para essas operações, o Basa oferece desconto de até 85% sobre o montante da dívida, com base na Lei 13.340/2016. O percentual de desconto varia de acordo com a data de contratação e valor. O cálculo é individualizado para cada operação e as condições são válidas tanto para quem está em dias com as parcelas de seu financiamento quanto para quem está inadimplente.

RECURSOS

O Banco da Amazônia assinou protocolo de intenções com o Governo do Pará para aplicação de mais de R$ 2 bilhões para impulsionar negócios sustentáveis no Estado. Desses recursos, R$ 1,426 bilhão será das linhas de crédito do FNO e R$ 629,86 milhões do crédito comercial.

O FNO é uma fonte de recursos do governo federal para empreendedores de diversos portes da região Norte. Os recursos do fundo são distribuídos de acordo com diretrizes do Ministério da Integração Nacional. As empresas e os produtores rurais que desejarem iniciar, ampliar ou modernizar atividades produtivas na região podem contar com o apoio do FNO para financiar seus empreendimentos com prazo de pagamento diferenciado e taxas de juros bastante competitivas.

Segundo dados do Banco Central, o Banco da Amazônia responde por 64% do crédito de fomento no Norte do país. Em 2016, somente com recursos do FNO, a instituição disponibilizou para a região Norte R$ 3,38 bilhões, contratando R$ 2,33 bilhões (69%), sendo R$ 692 milhões para Rondônia, R$ 642,9 milhões ao Pará, R$ 563,5 milhões ao Tocantins, R$ 170,8 milhões para o Acre, R$ 162,4 milhões ao Amazonas, R$ 70,6 milhões para Roraima e R$ 31,6 milhões para o Amapá.

Texto: Jones Santos / Basa
Colaborou: Hanny Amoras / Ascom
Imagem: Banco da Amazônia (Basa)