Parauapebas e Maranhão dialogam sobre rota turística integrada

publicado: 16/08/2019 09h48

Nesta quarta-feira, 14, representantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtup) e do Departamento de Turismo (Detur), ambos de Parauapebas, estiveram na Secretaria de Estado de Turismo do Maranhão, na capital São Luís, para tratarem sobre a criação de uma rota turística integrada entre a cidade de Parauapebas e o estado do Maranhão. A proposta é estimular a demanda natural de visitantes, já existentes, nesses locais, visto que São Luís e a Chapada das Mesas são destinos já consolidados no cenário nacional; além de atrair novos turistas, o que vai alavancar a economia na região.

Na Secretaria de Estado de Turismo, o coordenador e o diretor de produtos do Detur, Marcos Alexandre e Dácio Souza, e a presidente do Comtup, Aglaudene Tomé, foram recebidos pelo gestor da pasta, Catulé Junior, pelo secretário adjunto, Hugo Veiga, e pela superintendente de promoção e marketing, Cristiane Muller. Na Secretaria Municipal de Turismo, a equipe de Parauapebas foi recebida pela secretária, Socorro Araújo.

O gestor da Setur/MA, Catulé Junior, avaliou de forma positiva a proposta da rota integrada. “Foi uma grande satisfação receber a equipe do município de Parauapebas. Nossos interesses são convergentes, de modo que, juntos, de forma cooperada, possamos desenvolver o turismo nos estados do Maranhão e Pará, especialmente na cidade de Parauapebas. Hoje é o primeiro passo de um projeto que tenho certeza absoluta que logrará êxito, porque é um projeto que tem tudo pra dar certo”, afirmou.

“Nós somos próximos, trabalhamos com o mesmo objetivo e o importante é essa troca de informações, as trocas culturais e comerciais. E é esse relacionamento que proporciona a busca de novos caminhos para que o turismo possa crescer e trazer desenvolvimento. Turismo é atividade econômica. Nós somos irmãos e temos que estar juntos, trabalhando para que o desenvolvimento do Maranhão, do Pará e do Brasil cresça”, disse a secretária da Setur/São Luís, Socorro Araújo.

Para a presidente do Comtup, Aglaudene Tomé, a proposta é “de suma importância para fomentar a integração do turismo norte e nordeste, que liga o município de São Luís à cidade de Parauapebas, especialmente pela linha de ferro Carajás, que a partir de agora será potencializada para além do escoamento do minério de ferro. A criação dessa rota é de extrema relevância para o desenvolvimento do turismo no nosso município, pois iremos estimular essa matriz que fará parte da base da economia de Parauapebas”.

De acordo com o coordenador do Detur, Marcos Alexandre, o case de sucesso da Rota das Emoções – já consolidada e composta por municípios do Maranhão, Piauí e Ceará e a articulação para a criação da rota integrada na Amazônia brasileira – que será composta por municípios do Maranhão, Pará e Amazonas, são estímulos para a criação da rota turística integrada entre Parauapebas e Maranhão. “A partir de agora, a Setur/MA fará o estudo da viabilidade de comercialização da rota e do dia 15 ao dia 20 de setembro o Detur receberá consultores do Sebrae/MA e PA (os mesmos que participaram da elaboração e criação da Rota das Emoções) para elaborar um plano de trabalho para instituir a rota”, explicou o coordenador.

Texto e fotos: Rayssa Pajeú

Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP

{lightgallery type=local path=images/ANO2019/AGOSTO/TURISMO Name=Demo5 previewWidth=150 itemSpace=3px}{/lightgallery}