Parauapebas é destaque na Olimpíada de Matemática

publicado: 28/06/2016 17h32

Estudantes da rede pública municipal de ensino de Parauapebas foram destaques na 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), realizada em 2015, com a conquista de 40 menções honrosas e seis medalhas, sendo uma de prata e quatro de bronze.

A cerimônia de premiação dos 17 alunos medalhistas de sete municípios da região do PA02: Canaã dos Carajás, Conceição do Araguaia, Jacundá, Marabá, Paragominas, Parauapebas, São Domingos do Araguaia, ocorreu na tarde do último sábado (25), no auditório do Campus I da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Durante o evento, também foram certificados os professores e as escolas que se destacaram nas Olimpíadas, como também foi entregue o troféu à Secretaria de Educação premiada.

OS PREMIADOS DE PARAUAPEBAS

Das seis medalhas conquistadas por Parauapebas, a prata foi mérito do estudante Lucas Fernandes Araújo Silva, da Escola Chico Mendes, já as de bronze ficaram com Fagno Sousa Oliveira Segundo, da Escola Paulo Freire; Ramon Apolinário Mendonça, da Novo Horizonte; Carla Ellen Silva Lemos, da Eduardo Angelim; e com as alunas Jéssica Ribeiro Afonso e Karina Seibert Teixeira, ambas da Chico Mendes.

Além dos alunos, os professores Katiuscia Coelho da Silva (Chico Mendes) e Maurício Reis Pereira de Sousa e Uerlei Moreira da Silva (18 de Outubro) e suas respectivas escolas, por meio dos diretores, também foram homenageados nesta edição.

Para o estudante Lucas Fernandes Araújo Silva o resultado da Obmep foi fruto de muita dedicação. “Sou um aluno estudioso, mas a Obmep me incentivou a estudar mais ainda. Durante a segunda fase, fora o horário de aula, eu estudei no mínimo duas horas por dia. Estou muito feliz com o resultado”, enfatizou o aluno.

A professora Katiuscia Coelho da Silva relatou o quanto à escola se empenha para preparar os alunos para a Olimpíada. “Todos os anos a escola se destaca na Obmep, acredito que por ter uma equipe bastante comprometida. Nós procuramos trabalhar a matemática de uma forma diferenciada, oferecendo inclusive aulas extras, fora do turno de aula, nas sexta-feiras, momento em que revisamos as questões disponibilizadas pela Obmep”, explica

Pedro Emiliano Botelho Neto, coordenador de Matemática dos 3º e 4º ciclos, representou a secretaria Municipal de Educação (Semed) durante o evento. Para ele o município tem crescido muito dentro da Olimpíada em razão do bom trabalho realizado pelos professores e dos investimentos feitos pela Semed em formações continuada. “Essa é nossa maior conquista em número de medalhas na Obmep, desde que começamos a participar, sem dúvida, fruto do empenho de nossos educadores, que contam com o apoio da Semed por meio do Setor de 3º e 4º Ciclos”, frisa o educador.

A OLIMPÍADA

A Obmep foi iniciada em 2005, é promovida pelos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência e Tecnologia (MCTI), conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e é supervisionada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Seu objetivo é estimular o estudo da Matemática em alunos e professores de todo o país.

Messânia Cardoso
Assessoria de Comunicação | PMP