Parauapebas contará com um Centro de Gestão Ambiental

publicado: 23/08/2019 09h59

Já imaginou precisar de vários serviços ligados ao meio ambiente nas esferas municipal, estadual ou federal e eles se concentrarem em um único lugar? Pensando nesta praticidade, está sendo construído em Parauapebas, no bairro Parque dos Carajás, o Centro de Gestão Ambiental (CGA), que atenderá diversas demandas relacionadas ao assunto.

“O Centro foi pensado considerando a alta demanda ambiental da cidade. É para facilitar o acesso da população aos serviços, sem precisar, inclusive, que a pessoa se desloque para outras cidades, muitas vezes apenas para protocolar um documento”, diz Dion Leno, secretário municipal de Meio Ambiente (Semma).

A conclusão da obra está prevista para início do ano que vem. O prédio terá 1.014,00 m2 de área construída com 27 salas, um auditório com capacidade para 100 pessoas e salas de reunião. Ele será entregue todo mobiliado e com computadores de última geração. A estrutura do prédio também poderá ser ampliada futuramente na vertical.

Além de uma estrutura baseada no conceito sustentável, como explica Hestan Lima, coordenador de convênios e projetos da Semma. “É um prédio que terá sistema de reaproveitamento de água, postes com energia fotovoltaica e com janelas bem amplas por onde entrará bastante iluminação natural”, explica Hestan.

O CGA é fruto de uma parceria com a Vale. “A gente fica muito feliz com mais essa obra que vem reforçar todo nosso apoio ao desenvolvimento das políticas públicas ligadas ao meio ambiente”, afirma Plínio Tocchetto, gerente executivo de projetos da mineradora.

“A partir do momento que inaugurarmos este prédio, muitos serviços poderão ser ofertados aqui. Um espaço como este será de grande valia para a população, tanto de Parauapebas como de outros municípios”, explica Darci Lermen, prefeito de Parauapebas.

Texto: Anne Costa

Fotos: Felipe Borges