A educação de Parauapebas tem mais um importante motivo de celebração: a criação do Fórum Municipal Permanente de Educação (FMPE), órgão máximo de deliberação das políticas públicas para a educação.
O FMPE de Parauapebas foi instituído pela Portaria nº 1226 de 8 de setembro de 2021. Ele tem a finalidade de acompanhar e avaliar a implementação do Plano Municipal de Educação, coordenar as conferências e audiências públicas municipais de educação e promover articulações necessárias para a elaboração e avaliação das políticas educacionais.
Na cerimônia de posse dos membros do colegiado, ocorrida na manhã de ontem, 21, o secretário de Educação, José Leal Nunes, ressaltou que o município está vivendo um momento histórico na educação. “A criação do Fórum está previsto na meta 16 do Plano Municipal de Educação, mais especificamente na estratégia 16.6, hoje consolidado. Ele é um importante espaço de debate democrático e participativo sobre a educação”, ressalta o gestor.
Para o diretor técnico pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Edson de Oliveira, a constituição do Fórum representa a consolidação do princípio da gestão democrática para as políticas públicas educacionais do município. “Nós temos órgãos importantes como o Comepa e o Sindicato e, agora, com o Fórum, nós vamos ampliar mais as possibilidades de com a diferença, fazer a diferença para a cidade, pois teremos mais pessoas unidas pelo mesmo objetivo, que é a educação”, destaca Edson.
Na cerimônia de posse dos membros, foram eleitos a coordenação e as comissões. Jucineide Almeida da Silva foi eleita a coordenadora do Fórum. Para ela, uma de suas maiores responsabilidades será convencer os membros sobre a importância da contribuição de cada um.
“O processo educativo requer estudo, discussão, tomada de decisão, conhecimento das políticas públicas, para que de fato o município venha ganhar com isso, por isso, todos nós precisamos estar comprometidos e engajados”, salienta a coordenadora, mencionado que, quanto mais pessoas se envolvem e conhecem quais são os direitos do aluno, mais esses direitos serão defendidos e convertidos em práticas reais.
CONFERÊNCIA MUNICIPAL
O Fórum é composto por representantes de órgãos públicos, entidades, movimentos sociais, entre outros. E, o colegiado já tem uma missão muito importante pela frente: realizar a V Conferência Municipal de Educação de Parauapebas, ainda este ano. O evento trará o tema “INCLUSÃO, EQUIDADE E QUALIDADE – Compromisso com o futuro da educação de Parauapebas”.
Texto: Messania Cardoso
Fotos: Lucas Alves