Parauapebas conquista o maior número de medalhas entre os municípios da região na Olimpíada de Matemática

publicado: 02/07/2019 13h40

Os estudantes de Parauapebas fizeram bonito na 14ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Foram seis medalhas conquistadas, cinco de bronze e uma de prata, além de 46 menções honrosas. O município obteve o maior número de medalha entre as 39 cidades que compõe o PA2 (uma das três regiões nas quais o Pará está dividido na competição), como também, a única medalha de prata dessa região.

A cerimônia que premiou e transformou os estudantes em celebridades das exatas ocorreu no sábado, 29, no auditório da Unidade I da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em Marabá, e contou com a participação de várias autoridades dos municípios medalhistas e da universidade.

Os jovens talentos que conquistaram as medalhas de bronze são: Mateus Carvalho Goncalves (Escola Dorothy Stang), Victor Joel da Silva Fernandes (Escola Olga da Silva), Marcos Vinicius Alves Amorim (Escola Eurides Santana), Kauan Kevem Sousa Farias (Escola Chico Mendes) e Carla Ellen Lima Lemos (Escola Estadual Eduardo Angelim). Já a prata ficou com estudante do Instituto Federal do Pará (IFPA), Lucas Fernandes Araújo Silva.

Os professores Claudio Lima da Silva da Escola Luís Magno e Gilvane Ferreira Braga da Plácido de Castro também foram premiados. Eles receberam certificado de reconhecimento e material didático.

Foi a primeira vez que o aluno Mateus Carvalho Goncalves conquistou uma medalha em uma competição. Para ele o incentivo e ensinamentos do professor de matemática foram fundamentais para o sucesso. “O professor Reulison me ensinou a gostar de matemática e, foi além, me incentivou a participar e estudar para a Olimpíada”, conta agradecido o estudante, que já está aprovado para a 2ª fase da competição em 2019.

Para a coordenadora regional da Obmep-PA02, Elizabeth Rego, reconhecer a esforço e dedicação desses alunos é também incentivá-los a continuarem firmes nos estudos. “Esse momento é de conhecimento, a premiação valoriza o esforço deles”. Para ela o evento também proporciona troca de conhecimento, “quando reunimos representantes de vários municípios, oferecemos a eles a oportunidade de trocarem uma ideia, de verificarem aquilo que está dando certo em outros lugares e que pode dá certo no seu também”.

O secretário de Educação, Luiz Vieira, avaliou o feito de Parauapebas como o resultado de todo um trabalho. “Isso é fruto dos investimentos do Governo, do prefeito Darci. Temos incentivando, realizado um trabalho com os professores e eles têm se dedicado cada vez mais. Estou muito feliz em saber que esse investimento tem dado resultados. Quero agradecer a todos os nossos professores pelo afinco, aos pais pelo incentivo e aos alunos pela persistência”, agradece o gestor.

O coordenador de matemática dos ciclos finais e também coordenador da Obmep no município, Pedro Emiliano Botelho Neto, endossa as palavras do secretário. “O governo, por meio da Semed, não tem medido esforços para oferecer suporte e apoio aos nossos professores, visando sempre à melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem e, todos os anos, nossos alunos têm colhidos frutos desse trabalho”, afirma Pedro, dando o mérito devido ao compromisso e dedicação dos professores de matemática.

NOSSAS PRATAS

O aluno Lucas Fernandes Araújo Silva é um exemplo de sucesso nas Olimpíadas. Ele é medalhista há quatro anos consecutivos: em 2015 (prata); 2016 e 2017 (bronze), quando estudava na escola Chico Mendes, e agora, em 2018 (prata) – faz parte do quadro de alunos do Instituto Federal do Pará (IFPA).

Quando questionado sobre o segredo para tanto sucesso, Lucas garante que é dedicação e acreditar em si mesmo. “A medalha é o atestado de que o meu esforço valeu a pena, de que tudo o que fiz deu certo, gerou bons frutos. Estou muito feliz por mais uma vez estar aqui”, comemora o jovem que está em busca do tão almejado ouro em 2019.

A estudante da Escola Estadual Eduardo Angelim, Carla Ellen Lima, também vem conquistando espaço na competição. Ela acumula uma medalha a mais do que Lucas, foram quatro de bronze (2014, 2016, 2017 e 2018) e uma de prata (2015). A jovem foi a única estudante da região a participar do 6° Encontro do Hotel Hilbert realizado em novembro de 2018, em Florianopolis (SC).

Texto/foto: Messania Cardoso

Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP