PARAUAPEBAS CONQUISTA 114 MEDALHAS DE OURO NO 25° ZONAL NORTE E NORDESTE DE KARATÊ INTERESTILOS

publicado: 08/05/2018 11h04

Anfitriã do 25° Zonal Norte e Nordeste de Karatê Interestilos, Parauapebas obteve 114 medalhas de ouro, 84 de prata e 185 de bronze durante o evento realizado pela Confederação Brasileira de Karatê Interestilos (CBKI), com apoio da Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Semel), no Ginásio Poliesportivo, de 25 a 29 de abril.

O evento seria inicialmente realizado em Natal (RN), mas a CBKI optou por Parauapebas após iniciativa do município em demonstrar total interesse em sediar o evento.

A competição reuniu 1.038 atletas de 12 Estados brasileiros. E o Pará conquistou o 1° lugar geral. Parauapebas foi representada por 111 atletas, como Kellen Kayla, 13 anos. Moradora do bairro Liberdade ll, a carateca de faixa vermelha conta que pratica a modalidade há um ano e meio e já conquistou várias medalhas. “Já trouxe muitas medalhas, fui premiada nas duas etapas do campeonato paraense e fiquei em terceiro no brasileiro, por exemplo,” enumerou a atleta.

Francisco Eloecio, fundador do Instituto Ágape, uma das instituições que fazem parceria com a prefeitura municipal, frisou que o evento é alusivo também ao aniversário de 30 anos de Parauapebas, comemorado em 10 de maio. “Estamos muito felizes em trazer este evento para nossa cidade. A competição já é em comemoração ao aniversário de 30 anos do município, lugar onde temos campeões mundiais, inclusive”, enfatizou.

Para o mestre Girão, diretor de relações públicas da Federação Paraense de Karatê Interestilos (Fepaki), o evento é extremamente importante e demonstra o esforço do governo municipal. “Parauapebas é um celeiro do karatê nacional, e o empenho da prefeitura municipal foi determinante para trazer este evento de importância nacional pra cá. Não é fácil. Muitos Estados queriam sediá-lo”, observou.

O presidente da CBKI, Osvaldo Messias, compartilha da mesma opinião. “Parauapebas é um celeiro de atletas de karatê. Nós temos muito orgulho de tê-los como competidores, está no sangue do povo daqui e não havia como não fazer o Norte e Nordeste aqui”, reconheceu ele.

O prefeito Darci Lermen prestigiou a abertura do evento e comemorou o reconhecimento dado aos atletas do município. “Parauapebas é uma potência do karatê e há muito tempo merecíamos sediar um evento deste porte. Isso mostra que nossos atletas fazem bonito e são reconhecidos internacionalmente”, elogiou o prefeito.

A competição é também uma etapa pré-seletiva para escolher oito atletas de Parauapebas para o Campeonato Mundial que ocorrerá em junho, na Escócia.

APROVEITAMENTO

Em 2017, além dos campeonatos regionais, os atletas de Parauapebas conquistaram 56 medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos, realizado em São Paulo, sendo 24 medalhas de ouro.

INCENTIVOS

A Secretaria de Esporte e Lazer (Semel) tem convênio com quatro associações de karatê do município.

Já a Secretaria de Assistência Social (Semas) atende 55 crianças que praticam karatê pelo Projeto Pipa com aulas regulares realizadas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) dos Minérios. Já a partir do mês de agosto serão atendidas 120 crianças, com o retorno das atividades no Cras Altamira.

Texto: Jéssica Diniz
Fotos: Piedade Ferreira e Matheus Costa
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP