PARAUAPEBAS CONCORRE AO PRÊMIO SEBRAE PREFEITO EMPREENDEDOR

publicado: 28/11/2018 22h55

Será nesta quinta-feira, 29, em Belém, com a presença de Darci Lermen. Município participa em duas categorias

Dois projetos da Prefeitura de Parauapebas concorrem ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, etapa estadual, que será anunciado na noite desta quinta-feira, 29, em Belém, no Hangar do Estado. Dos 144 municípios paraenses, 129 se inscreveram. Dos 75 projetos habilitados, 48 disputam a premiação em dez categorias.  A escolha será por 35 jurados.

Parauapebas concorre em “Pequenos Negócios no Campo” e “Desburocratização e Implementação da Rede Simples”, desenvolvidos, respectivamente, pelas secretarias de Produção Rural (Sempror) e Desenvolvimento (Seden). O prefeito Darci Lermen vai participar da cerimônia de premiação e está confiante que Parauapebas sairá vencedor.

O prêmio foi criado pelo Sebrae como forma de reconhecer prefeitos que tenham implementado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e crescimento dos pequenos negócios. E, assim, incentivar os gestores municipais a realizar mais investimentos no empreendedorismo.

Em 31 de outubro deste ano, os dois projetos foram detalhados tecnicamente em quase duas horas de explanação ao gerente de Políticas Públicas do Sebrae, no Pará, Roberto Belucci, e ao gerente regional do órgão em Parauapebas, Raimundo Nonato de Oliveira, com a presença de equipes das secretarias municipais da Fazenda (Sefaz) e de Planejamento (Seplan), além da Sempror e Desenvolvimento.

Os projetos da Produção Rural, explicou a equipe da secretaria, são executados para garantir a sustentabilidade e o fortalecimento de três mil estabelecimentos da agricultura familiar do município, garantindo assistência técnica e continuada permanente nas oito regionais trabalhadas pelo governo municipal.

Atualmente, 1,5 mil famílias de pequenos agricultores são atendidas pelo Plano Safra. Com apoio de instituições parceiras como a Universidade Federal Rural (Ufra) e Embrapa, experimentos são levados aos produtores assim como assistência técnica, para que desenvolvam e expandam com segurança a produção.

FACILIDADES PARA O MICROEMPREENDEDOR

O segundo projeto de Parauapebas abraça todo o município por contemplar os pequenos e microempreendedores do campo e da cidade. E desde o início da atual gestão do município o trabalho da Seden, por meio do Comitê Gestor da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas de Parauapebas, tem sido intenso para a desburocratização do atendimento ao setor a fim de impulsionar os pequenos negócios no município.

O primeiro grande passo foi dado em junho de 2017, quando a prefeitura assinou convênio com a Junta Comercial do Pará (Jucepa) para aderir à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), que permite a abertura, alteração, baixa e legalização das empresas de forma ágil e segura.

“Parauapebas é um dos municípios que mais evoluíram na simplificação”, reconheceu Roberto Belucci, que tem acompanhado o trabalho da Seden desde o início e foi um dos palestrantes do I Seminário Intermunicipal realizado pela Jucepa em Parauapebas, em janeiro deste ano.

Com a Sala do Empreendedor de Parauapebas, inaugurada pelo prefeito Darci Lermen no dia 21 deste mês, é grande a confiança da equipe de governo em ganhar o prêmio. Num só espaço, os micro e pequenos empreendedores encontram todos os órgãos necessários para abertura de empresas, o que coloca Parauapebas entre os poucos municípios do Pará a investir nesse tipo de incentivo aos micro e pequenos empresários.

E para esse tipo de incentivo é preciso “coragem”, na avaliação de Roberto Belucci porque ainda tem gestores que não acreditam nos pequenos negócios. “O prefeito de Parauapebas tem coragem e ousadia. E a gente vê processo de evolução no resultado”, atestou o gerente de Políticas Públicas do Sebrae.

Texto: Hanny Amoras
Fotos: Bruno Cecim e Helder Messiahs