Parauapebas começa a escolher delegados para Conferência Municipal de Cultura

publicado: 02/09/2021 10h33

Nesta sexta-feira, 3, haverá pré-conferência no bairro União. Preparativos são para a eleição dos novos conselheiros de Cultura, dias 2 e 3 de dezembro deste ano.

Até o final de novembro deste ano, a Prefeitura de Parauapebas irá realizar 16 pré-conferências regionais de cultura para que, em toda a cidade, a classe artístico-cultural participe diretamente da escolha dos novos conselheiros culturais do município, que a partir de 2021 terão desafios e missões importantes pela frente. A principal? A implementação do Sistema Municipal de Cultura de Parauapebas.

Com tudo organizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), a eleição dos conselheiros será feita por 226 delegados, dos quais 104 sairão das pré-conferências e plenárias setoriais de cultura e outros 104 serão escolhidos pela prefeitura. Os 18 conselheiros atuais são delegados natos e também participarão do processo eletivo.

“A pré-conferência é muito importante para cada bairro escolher os seus delegados, que vão fazer a eleição para cada ocupante das cadeiras do Conselho Municipal de Cultura”, enfatizou o titular da Secult, Sadisvan Pereira.

A primeira pré-conferência foi na sexta-feira, 27 de agosto, no Centro Comunitário João Ramos, para os moradores dos bairros Primavera, Cidade Nova e União. Ali, a participação ainda foi tímida, mas a tendência é a presença de mais gente com a proximidade da Conferência de Cultura, nos dias 2 e 3 dezembro, no Centro Cultural de Parauapebas.

“A gente aprova muitas ações dentro da cultura municipal. E, assim, as cadeiras ficam sendo bem disputadas. Muitas pessoas querem representar esses segmentos culturais. São os setores da música, da dança, do teatro, da literatura, que fazem esse caldo efervescer na cidade”, diz a atual vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura, Valquíria Albuquerque de Souza, que está na coordenação da conferência.

E a disputa promete esquentar com a ampliação do número de cadeiras no conselho, que vai de 18 para 20, com a entrada de representantes do teatro/dança e dos indígenas. O mandato é de dois anos.

Veja o cronograma e participe!

As pré-conferências de Cultura serão realizadas toda sexta-feira, sempre a partir das 19 horas, até 27 de novembro, dia em que a plenária será nas aldeias indígenas.

Na sexta-feira desta semana, dia 3, o encontro será na Escola Cecília Meireles para os moradores dos bairros Liberdade I e II e União.

CALENDÁRIO DAS PRÉ-CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS DE CULTURA

Início: sempre às 19 horas

BAIRROS CONTEMPLADOS

27/08/21

Cidade-nova, Primavera e Maranhão

Centro Comunitário João Ramos (Rua 01 com Travessa São Paulo, Qd.. Especial, bairro Primavera0

03/09/21

Liberdade I, Liberdade II e União

Escola Municipal Cecília Meireles (Rua L, Qd. Especial, bairro União)

10/09/21

Rio Verde e Nova Vida

Centro Mulheres de Barro (Rua Alameda Castelo
Branco, Qd. 187, lote 107, bairro Rio Verde)

17/09/21

Da Paz, Caetanópolis, Guanabara, Paraíso, Esplanada e Linha Verde.

Escola Municipal Faruk Salmen (Rua Paulo Afonso, qd. Especial, bairro Guanabara)

24/09/21

Beira Rio e Parque dos Carajás

Plenarinho da Câmara Municipal de Vereadores (Av. F, bairro Beira Rio)

01/10/21

Vila Rica, Habitar Feliz, Altamira, Novo Horizonte, Jardim Canadá, Betânia e Alto Bonito.

Escola Municipal Olga da Silva (Rua Santo Antônio, qd. Especial, bairro Altamira)

08/10/21

Minérios e Cidade Jardim

Escola Municipal Fernando Pessoa (Rua 35, qd. Especial, bairro dos Minérios)

14/10/21

Nova Carajás

Escola Municipal Milton Martins (Avenida Nova Carajás, qd. 35, lotes 4 e 5, bairro Nova Carajás)

15/10/21

Santa Luzia, Novo Viver, Vale do Sol e Tropical

Escola Municipal Nelson Mandela (Rua G, qd. 142, lote 02, bairro Residencial Martini)

21/10/21

Parque das Nações, São Lucas, Brasília, Morada Nova, Jardim América e Jardim Planalto.

Escola Municipal Mário Lago (Rua Bernado Sayão, 13b, Montes Claros)

22/10/21

Apoena, Amazônia, Alvorá e Novo Brasil

Escola Municipal Carlos Magno (rua A15, s/n, bairro Amazônia)