PALESTRA “INGRESSO NAS FORÇAS ARMADAS” ENTUSIASMA JOVENS

publicado: 30/10/2018 15h12

Iniciativa do SAC envolveu alunos de cinco escolas da rede municipal de Parauapebas e vai continuar ano que vem 

O auditório da Câmara Municipal de Parauapebas ficou praticamente lotado por estudantes que prestigiaram a palestra sobre o “Ingresso nas Forças Armadas”. Participaram alunos do 8º e 9º ano de cinco escolas da rede municipal de ensino de Parauapebas: Jean Piaget, Eunice Moreira, Domingos Cardoso, Fernando Pessoa e Terezinha de Jesus. 

As alunas Tainá Oliveira e Izadora Guimarães ficaram entusiasmadas com as informações que receberam e disseram ter vontade de entrar para as forças armadas. “Meu tio foi militar e isso despertou em mim a vontade de seguir esta carreira. Eu gostei muito da palestra e quero futuramente fazer parte das Forças Armadas do País”, disse Izadora. “Eu acho muito importante porque os militares contribuem com a nação”, arrematou Tainá. 

A iniciativa foi realizada em parceria com a Junta Militar de Parauapebas, por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). Segundo Denis Assunção, coordenador do órgão, a partir do ano que vem essas palestras serão realizadas de forma mais frequente nas escolas. Ele lembra que esta ação faz parte do Projeto SAC nas escolas. 

“Além de trabalhar para que os alunos a partir dos 6 anos tenham a cidadania garantida com a emissão da identidade, o SAC busca contribuir para que essas crianças e adolescentes tenham perspectivas. E é desta forma que o Exército visa contribuir. Essas palestras vão continuar e a ideia é que sejam realizadas a cada bimestre nas escolas, a partir do ano que vem”, adiantou Denis Assunção. 

A palestra durou cerca de uma hora e foi ministrada pelo subtenente Luís Cláudio, do 52º do Posto de Recrutamento e Mobilização do 52º Batalhão de Infantaria de Selva de Marabá. O militar ficou impressionado com o interesse que percebeu dos jovens, tanto que mesmo depois da palestra ainda continuou conversando com eles, tirando muitas dúvidas. 

“Eu vibrei bastante porque sei que o futuro da nossa nação está aí. Eu vejo o quanto é importante realizar este trabalho para os jovens. Eu só vim aqui preocupado com uma coisa: trazer uma oportunidade para o jovem. E pelo que vi muitos sonhos nasceram aqui hoje”, avaliou o subtenente. 

Texto: Anne Costa
Fotos: Piedade Ferreira
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP

{gallery}/Fotos2018/SEMSI2/EXERCITOPALESTRA{/gallery}