Pacientes recebem orientações sobre câncer de pele em ação do Dezembro Laranja

publicado: 20/12/2019 12h43

Palestras destacaram a importância da campanha, do uso do filtro solar e das demais formas de se proteger da doença

Pacientes são conscientizados sobre prevenção e combate do câncer da pele durante palestras realizadas na policlínica em alusão ao Dezembro Laranja. Com o tema “O sol nunca tira férias. Se exponha, mas não se queime!”, a iniciativa da Prefeitura tem como principal objetivo alertar sobre os sinais do câncer de pele, para o diagnóstico e tratamento precoce, além de mostrar que é possível aumentar as chances de cura na maioria dos caso.

“Em nossas palestras damos recomendações básicas como: evitar horários de maior incidência solar (das 9h às 15h), utilizar chapéus de abas largas, óculos de sol com proteção UV e roupas que cubram boa parte do corpo, procurar locais de sombra e manter boa hidratação corporal”, disse a dermatologista, Greice Grabner. Ela também orientou sobre o uso diário de protetor solar com fator de proteção de no mínimo 30, que deve ser reaplicado a intervalos de duas a três horas, ou após longos períodos de imersão na água.

Sobre o Câncer da Pele

Este tipo de câncer é provocado pelo crescimento anormal das células que compõe a pele. Existem diferentes tipos de câncer de pele que podem se manifestar de formas distintas, sendo os mais comuns denominados carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular (chamados de câncer não melanoma) e que apresentam altos percentuais de cura se diagnosticados e tratados precocemente.

Um terceiro tipo, é o melanoma. Apesar de não ser o mais incidente, é o mais agressivo e potencialmente letal. Quando descoberta no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura. Em todos eles, a exposição excessiva e sem proteção ao sol é o principal fator de risco que pode desencadear a doença que pode se manifestar como pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida; como uma pápula ou nódulo avermelhado, cor da pele e perolado (brilhoso); ou como uma ferida que não cicatriza.

Por isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia orienta que as pessoas se examinem com regularidade e consultem um dermatologista em caso de suspeita. É importante ficar atento, pois muitas vezes o câncer pode aparecer em região que não é possível reconhecer sozinho. Vale ressaltar que, ao se expor ao sol, as áreas da pele descobertas estejam protegidas, mesmo em dias frios e nublados.

Texto e foto: Nívea Lima

Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP

 

{lightgallery type=local path=images/ANO2019/DEZEMBRO/DEZEMBROLARANJA Name=Demo5 previewWidth=150 itemSpace=3px}{/lightgallery}