Órgãos de segurança participam de capacitação em Parauapebas

publicado: 13/05/2016 16h55

Encerrou nesta sexta-feira (13), o curso para agentes de segurança sobre desastres hidrológicos. A capacitação, que foi realizada após uma solicitação da Prefeitura de Parauapebas a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), aconteceu no Auditório II do Centro Administrativo.

“Superou nossa expectativa ver o envolvimento e o comprometimento dos órgãos durante os três dias de curso”, disse o subtenente Márcio Alberto Carvalho da Silva, que é técnico em Defesa Civil e ministrou a capacitação junto com a major e chefe da divisão de apoio comunitário da Cedec, Ciléa Silva Mesquita e o sargento Adriano Barbosa.

Na oportunidade, representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), Guarda Municipal de Parauapebas, além da Semma de Canaã dos Carajás estiveram presentes a fim de aperfeiçoar as ações de prevenção e preparação em casos de desastres.

“É a primeira vez que participo de uma capacitação com tanta profundidade sobre salvamento e planejamento de ações de pessoas que vivem em áreas de risco. A experiência é muito válida e será compartilhada com os demais integrantes da corporação”, relata a Guarda Municipal, Darin Zavitoski, destacando que já pôde acompanhar a Defesa Civil em campo em algumas missões no município.

O curso aconteceu nos dias 11, 12 e 13 de maio e contou com aulas teóricas com conhecimentos básicos, legislação, Plano de Contingência (Placon), usado em situação de anormalidade, além de aulas práticas com visitas a duas áreas de risco do município.

Segundo o coordenador adjunto da Defesa, Rafael Cardoso, 38 pessoas participaram do momento que foi avaliado sendo de grande importância para a cidade. A expectativa é que haja outros encontros para aperfeiçoamento dos órgãos de segurança.

“É muito gratificante a disponibilidade de cada órgão que participou deste encontro. É interessante que haja essa interação, para que possamos trabalhar em conjunto. Esperamos que ainda esse ano seja feito um simulado”, destaca.

Sara Nascimento
Assessoria de Comunicação | PMP