ÓRGÃOS DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL PROTAGONIZAM MANHÃ CÍVICA

publicado: 14/05/2018 12h16

Evento contou com participação de crianças filhas de servidores e da comunidade

A manhã de quarta-feira, 9, foi marcada por um ato cívico realizado em frente à Prefeitura de Parauapebas. Autoridades, servidores e comunidade em geral prestigiaram o evento em homenagem ao município, que no dia 10 completou 30 anos de emancipação.

Os órgãos que integram a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), Defesa Civil, Departamento de Trânsito e Guarda Municipal fizeram uma belíssima apresentação. Muitas crianças também participaram e deram um toque especial.

Eliane Andrade, secretária adjunta da Semsi, ressaltou que a presença das crianças fortalece a linha de trabalho adotada pela secretaria com foco no trabalho educativo despertando maior conscientização.

“As crianças filhas de nossos servidores e da comunidade deram um brilho especial. É pra lembrar que as ações educativas na formação do cidadão devem vir de casa. Nosso objetivo é que as pessoas se tornem mais conscientes no trânsito e reflitam no trabalho de prevenção nas áreas de risco e na segurança como um todo”, disse a secretária.

O prefeito Darci Lermen acompanhou todo o evento e ressaltou a demonstração do respeito que todo o cidadão deve ter com valores de uma vida em sociedade. Tornando o cotidiano de uma comunidade mais agradável.
“Esse é um momento que a gente trabalha a questão do amor à terra, amor à cidade, amor a nossa pátria, por entendermos que todo cidadão que tem amor a sua cidade procura cuidar dela. Cada um tem que fazer a sua parte. É o poder público andando junto com a sociedade”, afirmou Darci.

O prefeito ainda reforçou o compromisso com o município e com a população, reafirmando os projetos que vão beneficiar diretamente a nossa gente. Destacou o projeto da macrodrenagem (Prosap), cujas obras serão iniciadas este ano com financiamento de US$ 70 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida de US$ 17,5 milhões do município.

Mais de 80 mil famílias serão beneficiadas diretamente com o Prosap e as obras irão gerar cerca de três mil empregos diretos. Com prazo de execução de seis anos, a macrodrenagem se propõe a resolver o problema de saneamento da cidade, o que implica em melhoria da saúde e da qualidade de vida da população.

“Nós temos grandes coisas que vão ser realizadas”, assegurou Darci Lermen, que anunciou: “Ainda neste primeiro semestre o município vai passar a oferecer a residência médica em parceria com a Universidade Estadual do Pará (Uepa). E quero aproveitar para dizer ao povo de Parauapebas que cada um dos compromissos que firmamos nós vamos cumprir”.

Texto: Anne Costa
Fotos: Piedade Ferreira