OLIMPÍADA DE ASTRONOMIA ATRAI MAIS DE 14 MIL ESTUDANTES DE PARAUAPEBAS

publicado: 24/05/2017 17h59

Mais de 14 mil estudantes de 33 escolas da rede pública municipal de Parauapebas participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) realizada na última sexta-feira, 19.

Coordenada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), a OBA, que este ano já está em sua 20ª edição, visa despertar ainda mais a atenção dos estudantes para a importância da astronomia e astronáutica, levando-os a se aprofundarem em questões como a magnitude do sistema solar, localização do planeta terra nesse sistema, a importância do sol para sobrevivência do planeta e tantos outros assuntos.

Já a Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) objetiva fomentar o interesse dos jovens pela astronáutica, física, astronomia e ciências afins, promovendo assim a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa. A Mostra avalia a capacidade dos estudantes de construir e lançar, o mais distante possível, foguetes feitos de materiais reciclados, como garrafa pet, tubo de papel e canudo de refrigerante.

A Escola Carlos Henrique inscreveu mais de 400 alunos na olimpíada e fez o lançamento de 48 foguetes. A expectativa com relação ao resultado da competição é grande na comunidade estudantil. “Os professores acompanharam e incentivaram a participação dos alunos, sempre trabalhando os conteúdos e orientando-os sobre a confecção dos experimentos, por isso, alcançamos uma participação significativa dos estudantes e lançamos quase 50 foguetes. Esperamos obter um bom resultado”, almeja a coordenadora Renilda dos Reis Dias.

A escola Olga da Silva também participou. Lá, 168 alunos do 6º ano realizaram a prova. Para a equipe de gestores da instituição, a participação dos alunos em atividades como esta estimula o senso crítico e desperta o interesse por essa parte da ciência: a astronomia. “Nós nos organizamos e incentivamos a participação dos alunos na competição, inclusive realizamos aulas extras e aulas práticas. Foi muito gratificante vê-los envolvidos e empenhados”, diz o coordenador pedagógico Daniel Oliveira da Silva.

A professora de Ciências Ana Beatriz Correa Pinheiro, também da Escola Olga da Silva, ressalta o quanto os alunos se empenharam. “Desde o início do bimestre, quando o desafio foi passado para as turmas de 6º ano, todos os alunos de forma unânime mostraram bastante interesse e compromisso, e ao longo do bimestre esse engajamento se fortaleceu”.

Para a coordenadora de Ciências dos 3º e 4º Ciclos, Margarida de Queiroz Figueiredo, a quantidade de alunos inscritos na competição superou as expectativas. “O esforço e comprometimento dos nossos professores de ciências e das equipes gestoras das escolas foram fundamentais para a adesão dos estudantes e aquisição de novos conhecimentos científicos e tecnológicos”, conclui a coordenadora, para afirmar que o interesse dos alunos em participar da OBA é crescente a cada ano.

EDIÇÃO 2016

Parauapebas conquistou 101 medalhas na competição em 2016, sendo 47 de bronze, 35 de prata e 19 de ouro, sem contar as menções honrosas. As escolas destaques na edição foram Joao Prudêncio de Brito com um saldo de 19 medalhas (6 bronzes, 9 pratas e 4 ouros); Plácido de Castro com 11 medalhas, todas de ouro; e Chico Mendes com 10 conquistas (3 bronzes, 6 pratas e 1 ouro).

Texto: Messania Cardoso | Semed
Fotos: Arquivo da Semed