OFICINAS DÃO INÍCIO À SEMANA DE ALEITAMENTO MATERNO

publicado: 11/08/2017 11h10

A realização de oficinas para orientar mulheres a cuidar bem e corretamente dos seus bebês abriu na manhã de ontem, 10, a Semana de Aleitamento Materno promovida pela Prefeitura de Parauapebas por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e da Coordenação da Rede Materno Infantil.

Realizadas no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), as oficinas trataram sobre como carregar o bebê usando o método canguru (sling) e boas práticas de assistência ao parto e ainda sobre o Programa de Incentivo ao Aleitamento Materno Exclusivo (Proame) e Técnicas para Amamentação Eficaz e Transição Alimentar.

Com o tema “Trabalhar juntos para o bem comum”, a Semana conta com uma repleta programação. Além das oficinas, palestras, orientações por profissionais da rede pública de saúde. A novidade este ano será o Mamaço, que invadiu o País e entrou no calendário de agosto.

“A Ação do Mamaço será realizada pela primeira vez na cidade, pois aleitamento materno vale ouro, e estamos no Agosto Dourado, um mês de extrema importância para as mães que amamentam e também para as mães que não podem amamentar seu bebê”, diz a coordenadora da Rede Materno Infantil, Cleice Reis.

Para quem participa das oficinas, como as agentes comunitárias de saúde, é imprescindível tirar as dúvidas para que o conhecimento adquirido seja repassado para quem procura atendimento na rede pública de saúde. “Pra mim, está sendo muito importante participar das oficinas. Estou aprendendo muito e sanando todas as minhas dúvidas sobre o aleitamento materno em geral. Sendo assim, posso orientar de uma forma mais eficaz as usuárias da Unidade Básica de Saúde que eu atuo”, diz a agente comunitária de Saúde Edneide Soares.

A programação da Semana se estenderá até 18 deste mês. Confira a programação e participe:

• 14 a 17/08 (Segunda à quinta-feira): Orientações profissionais para a comunidade em geral sobre a importância do aleitamento materno, das 8h às 11h30, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
  • 18/08 (Sexta-feira): Encerramento da Semana com a 1ª Ação de Mamaço de Parauapebas, com realização de aleitamento materno; orientações profissionais sobre aleitamento materno e sorteio de brindes, para as mulheres que estão amamentando, às 16h, no hall do Partage Shopping Parauapebas.

Texto: Janaina Ravanelli | Semsa
Fotos: Irisvelton Silva | Semsa