OFICINAS DA SEMMU CAPACITAM MAIS DE 100 MULHERES

publicado: 08/06/2018 20h41

Neste ano, mais de 50 mulheres se capacitaram por meio dos cursos de panificação, corte e costura e produção de ovos de chocolate oferecidos pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu). Na manhã de quarta-feira, 6, na Casa da Mulher, foi a vez da abertura das oficinas de massagem corporal, elaboração de derivados do leite e customização de sandálias.

As capacitações serão ofertadas neste mês de junho pela Semmu, com expectativa de atender a mais de 100 mulheres no primeiro semestre do ano. Ontem, 7, e hoje, 8, foi realizada a oficina de massagem corporal. Nos dias 11 e 15, será a oficina de derivados do leite e, nos dias 18 e 19, a de customização de sandálias. Todas as aulas serão realizadas na Casa da Mulher.

Os cursos ofertados pela Semmu são destinados prioritariamente para mulheres em situação de risco social, que são atendidas por algum serviço psicossocial e/ou jurídico oferecido pela secretaria.

MASSAGEM

A instrutora do curso de massagem corporal ensinou um pouco da teoria, mas se aprofundou na prática: “Tô ensinando todas as técnicas relaxantes”. Ela falou sobre a importância do curso e os benefícios da massagem. “Elas podem ganhar o dinheirinho delas, fazendo a massagem a domicílio, e ganhar de R$ 50 a R$ 80, em média. O brasileiro trabalha muito, eles necessitam de massagem relaxante pra tirar todas as tensões, energias ruins e o estresse”, comentou.

“Eu acho muito bom, porque é uma maneira de ajudar as pessoas que não têm condições financeiras de está entrando no mercado de trabalho. Basta a gente dar o primeiro passo, que é sair e correr atrás dos nosso sonhos. Tem pessoas que se identificam com customização, outras com derivados. Cada um tem que fazer o que gosta pra tudo dar certo no final. A prefeitura está de parabéns”, elogiou Claudeci dos Santos, uma das alunas do curso.

A coordenadora da Casa da Mulher, Charlea Pinheiro, falou sobre o objetivo da ação: “emponderar, colocá-las no mercado de trabalho e fazer com que elas acreditem que são capazes de ter sua própria renda”. E mais capacitações serão ofertadas no segundo semestre. “Mais cursos, mais oportunidades que o governo municipal, por meio da Semmu, proporciona para a nossa comunidade, principalmente para nossas mulheres”, informou Clarlea.

Texto: Rayssa Pajeú
Fotos: Bruno Cecim