Obra do Centro de Compras do Tropical avança e deve ser entregue até dezembro

publicado: 29/09/2021 14h21

Mais de 50% da obra já foi executada. O centro contará com 48 boxes, praça de alimentação e a rampa de acesso com 8,33% de inclinação.

A comunidade do Tropical aguarda com boa expectativa a entrega da obra do Centro de Compras que está em construção na localidade e que substituirá a antiga e precária feira. Os feirantes que comercializavam no local foram realocados para uma estrutura provisória, na rotatória próxima da obra.

“A gente trabalhava sem nenhuma condição na antiga feira, com barracas de madeira e sem estrutura alguma. Estamos nesse local provisório aguardando com ansiedade a nossa mudança para o prédio da nova feira. É uma obra muito importante pra gente”, destacou Francisca Silva, que tem um pequeno restaurante no local.

Com uma área construída de 2.058,65 m², o centro contará com dois pavimentos, com estruturas acessíveis para pessoas com deficiência. “Terão boxes de hortifrúti, peixaria e açougue. No segundo piso, terá a praça de alimentação com restaurantes, lanchonetes e espaço de convivência”, explica a engenheira civil da Secretaria Municipal de Obras (Semob), fiscal da obra.

“Pensamos essa obra com todo o carinho para dotar o bairro Tropical de uma estrutura que oferte diversidade de compras, mas também um espaço de convivência, para que seja um ponto de encontro das famílias, da comunidade”, afirmou Wanterlor Bandeira, secretário de Obras.

Geração de emprego

A obra gera cerca de 80 empregos diretos e indiretos e 90% são trabalhadores do próprio bairro. Manoel de Jesus é pedreiro e trabalha no local desde o início, ele mora no Tropical e fala sobre a importância da prefeitura investir em obras que geram benefícios para a comunidade e também emprego e renda.

“É um grande desenvolvimento para nosso bairro, muitas pessoas aqui estavam com necessidade de emprego, precisando levar o pão de cada dia pra casa, conseguiram com a obra. Esperamos que a prefeitura continue trazendo obras e trabalho pra gente”, disse Manoel.

Revitalização da via de acesso ao centro

A via de acesso ao centro também foi revitalizada com uma grande obra de drenagem. “Quando chovia a gente não conseguia vender, porque alagava tudo. A prefeitura fez essa obra grande e resolveu o problema. Informaram pra gente até que a rua vai suportar os caminhões de mercadoria depois dessa obra”, disse Francisca.

Texto: Karine Gomes

Fotos: Elienai Araújo/Luciana Cinthia