Novos membros do Conselho Municipal de Saúde são eleitos durante Conferência

publicado: 07/06/2016 16h58

Durante a XI Conferência Municipal de Saúde, realizada na sexta-feira (6) e sábado (7), foi realizada a eleição para a composição da diretoria do Conselho Municipal de Saúde de Parauapebas (CMSP) para o biênio 2016/2018. As seguintes entidades conquistaram, por meio de votação, as oito vagas destinadas aos representantes dos usuários: Igreja Católica, Projeto Esperança Fundação Bom Samaritano, Instituto Médico da Alegria, Sintepp, Instituto Indígena Botie Xikrin, APRORCPF, OAB, APROAPA.

Na avaliação da atual presidente do CMSP, a enfermeira Leonice de Oliveira, a conferência ocorreu com êxito. “Não é fácil ser conselheiro, temos que abrir mão até mesmo da nossa vida pessoal para conseguir fazer um bom trabalho voluntário, torço para que os novos integrantes do conselho encarem esse desafio com o compromisso de buscar o melhor para a nossa saúde pública”, destacou Leonice Oliveira.

Os novos conselheiros devem entregar suas respectivas documentações até o dia 10 de junho na sede do CMSP e a posse da nova diretoria está marcada para dia 23. Além da eleição dos novos conselheiros, a conferência resultou em diversos encaminhamentos de melhorias para o serviço público municipal, que servirão de base inclusive para o Plano Plurianual 2017/2021.

As propostas de melhorias foram discutidas a partir do tema geral da conferência: “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro”, e estruturadas conforme os seguintes eixos: direito à saúde, garantia e acesso à atenção de qualidade; participação e controle social; valorização do trabalho e educação em saúde; gestão do SUS e modelo de atenção à saúde. No período da tarde foram realizadas as apresentações das propostas discutidas nos grupos e assim como a eleição para a gestão do CMSP.

Toda a logística necessária para a realização da conferência de saúde, assim como a publicidade e material impresso necessário para o evento, foi providenciado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). “Entendemos que a conferência é o espaço democrático, para ouvirmos diretamente a população e suas principais demandas, por isso, o governo não mediu esforços para realização desse importante evento”, Juranduy Soares Granjeiro.

Karine Gomes
Assessoria de Comunicação | PMP