Nova rede de abastecimento de água vai beneficiar Cidade Jardim, Parque dos Carajás I e II

publicado: 25/10/2019 14h43

A ordem de serviço para o início das obras de construção da adutora da rede água, que vai beneficiar mais 40 mil moradores de Parauapebas, foi assinada na manhã desta quinta-feira, 24, pelo prefeito Darci Lermen e o diretor do Serviço de Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep), Sérgio Balduíno.

A obra de 11 quilômetros de rede vai resolver um problema que, segundo o presidente da Associação dos Moradores do bairro Cidade Jardim, Udeanis Souza, já ocorre desde criação dos loteamentos que desde então são abastecidos por poços artesianos.

“Estou feliz em participar dessa assinatura, essa obra vai resolver de um vez por todas essa situação da falta de água no Cidade Jardim. Estamos aqui desde 2012 e todos anos passamos por dificuldades com problema de água.  Já cobramos isso há anos e hoje a Prefeitura atendeu nossos pedidos”, destacou o presidente.

A obra vai gerar economia para o município, pois os poços artesianos, atualmente, geram uma despesa média de R$ 120.000,00 mensais, incluindo energia elétrica e recursos humanos. Com a execução do projeto, os poços serão desativados, e, além de economia, haverá maior controle operacional.

“Essa é uma grande obra que chega para resolver o problema de água em todas as etapas do Cidade Jardim, Parque dos Carajás I e II, bairros que todos os anos sofrem devido à baixa no lençol freático e seca dos poços artesiano. Com essa obra que se inicia vamos desativar um total de 36 poços que antes atendiam esses bairros e, passaremos a atender a comunidade com a interligação à rede geral de abastecimento”, explicou o diretor do Saaep, Sérgio Balduíno.

Com investimentos na ordem de mais de R$ 4 milhões, a obra vai melhorar a distribuição da água na cidade.  “Essa é uma obra estruturante para a nossa cidade e muito importante para a população desses bairros porque vai resolver o problema da água nesses três bairros e vai trazer água tratada e de qualidade para os moradores”, declarou o prefeito, ressaltando ainda que a obra gerou emprego para mais de 30 trabalhadores de Parauapebas que agora fazem parte do quadro de funcionários da empresa que vai executar os serviços.

Texto: Liliane Diniz

Fotos: Felipe Borges