MUTIRÕES DE COMBATE À LEISHMANIOSE AVANÇAM EM PARAUAPEBAS

publicado: 20/07/2018 18h18

Hoje, 20, os trabalhos foram encerrados no bairro Vila Rica. Na próxima semana,

será a vez do Casas Populares

Foi encerrado hoje, 20, no bairro Vila Rica, o mutirão de combate à leishmaniose realizado pela prefeitura, numa ação liderada pelas secretarias municipais de Saúde (Semsa) e de Urbanismo (Semurb). Durante quatro dias, os moradores receberam serviços da prefeitura, como poda de árvores, recolhimento de entulhos e avaliação médica veterinária.

“Estamos dando continuidade ao plano de contingência, elaborado pelo governo municipal. Cada semana, estamos atuando em um bairro diferente, sendo assim podemos contemplar grande parte da população”, destacou a representante da Diretoria de Vigilância em Saúde, Michele Ferreira.

O coordenador de Vigilância Ambiental, Carlos Damasceno, lembrou que os mutirões estão sendo realizados desde 18 de junho, com diversos serviços de combate ao mosquito-palha, transmissor da leishmaniose. “Até o momento, mais de dois mil cães foram atendidos pela nossa equipe de médicos veterinários”, informou ele.

O secretário municipal de Urbanismo, Edmar Cruz Lima, ressaltou que a Semurb está participando ativamente das ações desde o primeiro dia, fazendo podas de árvore e recolhimento de entulhos. “Todas essas ações sempre visam à saúde e ao bem-estar da população e do ambiente em que vivemos”, enfatizou.

Presente na ação, a dona de casa Elizeni de Freitas avaliou a importância dos serviços oferecidos durante a ação. “Acho de extrema valia essa ação que o governo municipal vem realizando uma vez que são serviços úteis para a saúde em geral da população parauapebense”, disse ela.

CRONOGRAMA

Na próxima semana, entre os dias 23 e 27, serão atendidos os bairros Casas Populares l e ll. De 30 de julho a 1º de agosto, o mutirão vai aos bairros Novo Horizonte e Betânia. Nos dias 2 e 3 de agosto, as equipes trabalharão no bairro Vale dos Carajás, e entre os dias 6 e 8, no Liberdade l e ll.

De 13 a 17 de agosto, o mutirão estará nos bairros Jardim Canadá e Beira Rio. Muitos outros bairros ainda serão atendidos até setembro deste ano e é importante a participação de toda a comunidade no combate à leishmaniose.

Texto: Janaina Ravanelli | Semsa
Fotos: Semsa