MULHERES DO CAMPO PARTICIPAM DE CURSO DE PROCESSAMENTO DE CHOCOLATE

publicado: 01/09/2017 15h57

Agricultoras da zona rural de Parauapebas participaram de curso de processamento de chocolate na Estação Conhecimento da APA do Igarapé Gelado, em uma parceria entre Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

A iniciativa beneficiou produtoras da Associação Filhas da Terra. Num primeiro momento, 18 mulheres da zona rural foram preparadas para trabalhar com o chocolate e, assim, ter uma fonte alternativa de renda. As alunas ainda aprenderam técnicas adequadas para a manipulação de alimentos para evitar contaminação, como fungos ou bactérias.

As boas práticas foram ensinadas pela médica veterinária da Sempror, Janaína Cheab, que frisou a responsabilidade de comercializar alimentos.
Dina de Lima Silva, instrutora do Senar, ministrou o curso e afirmou que o chocolate pode ser produzido por qualquer pessoa e tem, entre suas vantagens, custo-benefício satisfatório. “Mesmo com uma produção artesanal é possível obter lucro de 30 a 40%, às vezes mais”, afirmou.

Joseli Cardoso, uma das alunas, afirma que a iniciativa em levar a qualificação até o campo, sanando o principal problema, incentivou as mulheres a participar. “A diferença foi o curso vir até nós. Assim, não temos dificuldade para chegar ao treinamento e ainda temos transporte para quem está mais distante”, elogiou.

Algumas alunas comercializaram o chocolate antes mesmo de finalizar o curso, já obtendo renda imediatamente e já tendo condições de produzir.
O curso faz parte da programação de atividades para a Feira de Agronegócios de Parauapebas (FAP), na qual o pequeno produtor além de expor seus produtos participará de treinamentos e atividades voltadas para o campo.

 

Texto: Jéssica Diniz
Fotos: Kelson Araújo
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP

{gallery}CHOCOLATESEMPROR{/gallery}