MOTORISTAS DO TRANSPORTE ESCOLAR DE PARAUAPEBAS SÃO TREINADOS POR TODA ESTA SEMANA

publicado: 04/07/2017 16h12

Mais de 130 motoristas do transporte escolar da rede municipal de ensino iniciaram nesta segunda-feira, 3, uma semana intensa de formação. O objetivo do treinamento, que está sendo realizado no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup) durante toda essa semana, é garantir mais segurança aos estudantes, melhorar a atuação dos motoristas e a qualidade do serviço prestado à comunidade.

Divididos em duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde, os condutores estão sendo orientados sobre temas importantes para sua atuação profissional como legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, meio ambiente e prevenção de incêndio, relação interpessoal e excelência no atendimento.

Ofertado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), juntamente com a Coordenadoria de Treinamentos e Recursos Humanos (CTRH), por meio do Departamento Especializado em Segurança e Saúde Ocupacional (Desso), o curso terá uma carga horária de 50 horas e conta também com a parceria do Corpo de Bombeiros e do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT).

Legislação de Trânsito foi o primeiro assunto abordado durante a formação. Ocasião em que, de forma didática e descontraída, o agente do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) Israel Dantas discorreu sobre a temática e sanou dúvidas dos participantes, sempre ressaltando a relevância de respeitar a lei para preservar a vida.

“Um dos nossos objetivos é deixar os motoristas atualizados sobre a legislação vigente, fazer com que eles conheçam mais sobre o assunto e respeitem as normas, para que se tornem motoristas mais conscientes de suas responsabilidades e melhorem sua atuação no trânsito”, informou o agente municipal.

UM GANHO PARA TODOS

Maurício de Sousa Oliveira tem uma vasta experiência como motorista. Já atua na área profissionalmente há dez anos e em 2016 passou a fazer parte da equipe que realiza o transporte dos estudantes da rede municipal de ensino.

“Dirigir exige responsabilidade e cuidado, ainda mais quando envolve o transporte de passageiros. E quando esses passageiros são crianças e adolescentes o cuidado deve ser redobrado, por isso é importante fazer uso de tudo que estamos revendo e aprendendo aqui”, conclui Mauricio, para quem o apoio oferecido pelas monitoras é fundamental.

Anderson Monteiro, engenheiro de segurança no trabalho do Desso/CTRH, alerta: é preciso trabalhar com prevenção. “Buscamos qualificar os condutores para que eles entendam que a função deles é extremamente importante. Se eles dirigirem de forma defensiva, com todos os cuidados, não só em relação ao trânsito, mas também ao veículo que estão conduzindo, com certeza acidentes serão evitados”.

A Semed possui um setor que cuida exclusivamente do transporte dos alunos, zelando para que tudo funcione bem. Quem está à frente desse setor é o coordenador Wanderson José da Silva. “Trabalhamos com uma equipe muito grande composta em sua grande maioria por monitoras e motoristas. Buscamos sempre orientá-los sobre a importância e responsabilidade de suas profissões, e o curso ofertado só vem reafirmar aquilo que já fazemos e possibilitar a aquisição de novos conhecimentos indispensáveis para a boa atuação desses profissionais”, diz Wanderson Silva.

Também marcaram presença na abertura do treinamento o secretário-adjunto de Educação, Antonino Brito, e o coordenador do CTRH, José Roberto Marques Vieira, que na ocasião falaram da relevância das parcerias para a realização da formação. E aconselharam os motoristas a tirarem o máximo de proveito.

A cerimônia de finalização e certificação do curso está prevista para ocorrer na manhã da sexta-feira, 7, no auditório do Ceup.

Texto e fotos: Messania Cardoso | Semed
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP