Moradores dos bairros Liberdade I e II recebem mutirão de combate aos mosquitos transmissores de doenças

publicado: 31/01/2020 11h18

Com o objetivo de combater a proliferação dos mosquitos que transmitem doenças, como a dengue, zika, chikungunya e Leishmaniose, a Prefeitura de Parauapebas iniciou um grande mutirão na cidade. Os bairros Liberdade I e II foram os primeiros a serem contemplados com a ação.

A comunidade abriu as portas e contribuiu com a iniciativa. “Eu ouvi o carro de som avisando que era para colocar o entulho para fora que eles iam passar recolhendo e resolvemos contribuir”, afirma dona Sandra Lúcia, dona de casa.

Várias secretarias de governo estão envolvidas, como a de Meio Ambiente que realiza podas de árvores, Serviços Urbanos, que passa recolhendo os entulhos, e de Saúde, que intensifica as visitas dos agentes comunitários nas residências e em estabelecimentos comerciais.

“A gente orienta os moradores a ficarem atentos, principalmente agora nesse período chuvoso, e deixar a caixa d’água sempre coberta. Devemos ficar atento ao quintal limpo, porque uma tampinha de garrafa pet pode virar um criadouro do mosquito”, orienta Marlison Rocha, agente comunitário de saúde.

Desde que teve dengue, seu Cleuton dos Reis redobrou os cuidados para eliminar qualquer possível criadouro do mosquito. “Aqui a limpeza é constante. No que depender de mim, dengue nunca mais”, diz o morador.

E para que o resultado seja eficaz, a relação entre governo municipal e sociedade, deve ser colaborativa. “O pessoal da limpeza urbana passa recolhendo o lixo, mas no outro dia a população descarta de qualquer jeito. Então, os moradores tem que se conscientizar mais ainda”, alerta o morador Alex de Oliveira.

Na próxima semana a ação continua. Fique atento para a divulgação da data e bairro onde ocorrerá a limpeza.

Texto: Anne Costa

Fotos: Lucas Dias