Moradores do Vale do Sol II participam de plantio de árvores

publicado: 20/04/2021 13h58

A ação de educação ambiental é fruto de parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Os canteiros das ruas e avenidas do Residencial Vale do Sol II – conjunto habitacional implantado pela Prefeitura de Parauapebas – terão um paisagismo mais bonito daqui pra frente. O plantio de mudas de árvores não frutíferas, realizada nesta terça-feira, 20, envolveu a comunidade local, em uma importante ação de educação ambiental desenvolvida por técnicos do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap).

A ação, nesta manhã, integra o Programa de Educação Ambiental e Sanitária (PEAS/Prosap) e é fruto de parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), por meio do projeto Comunidades Sustentáveis. Ao todo, serão plantadas 290 mudas de árvores não frutíferas, espécies como Lanterneira e Pau preto, que tem mais adaptação para espaços públicos.

“Pra mim é um prazer plantar essa árvore. Eu vou cuidar dela e sei que mais na frente ela vai fazer uma grandiosa sombra pra gente”, diz o pintor industrial, Antônio Carvalho, um dos moradores selecionados para participar da ação. A dona de casa Maria do Socorro Lima se sente orgulhosa em fazer parte da ação, “vou mostrar para o meu filho e minha neta que eu plantei essa árvore”.

Envolvimento com a comunidade

“Todas as nossas ações são planejadas em conjunto com a comunidade. Nós aplicamos um questionário com várias perguntas, e a questão da arborização foi um dos problemas apontados pelos moradores. Então, junto com a comunidade, já estamos atendendo a esse pedido, com o plantio das mudas no residencial”, explica Lana Nunes, geóloga do Prosap e responsável pela ação.

Para participação nessa atividade, foi realizada seleção entre os moradores, priorizando os com maior aptidão para o cultivo de plantas. As mudas plantadas têm ao lado uma placa com o nome do morador, simbolizando a ação e reforçando a importância do cuidado diário com as árvores, “é uma homenagem pra eles que são nossos parceiros e agentes multiplicadores dos cuidados com o meio ambiente”, acrescenta Lana.

Além do plantio nas áreas públicas, serão disponibilizadas também mudas para os moradores que tiverem interesse do cultivo em seus imóveis e também uma cartilha educativa, com orientações acerca dos cuidados com o meio ambiente. A atividade seguiu todos os protocolos de segurança por conta da pandemia do coronavírus, com número de participantes reduzidos, uso de máscara, álcool gel, e distanciamento controlado.

Texto: Karine Gomes

Foto: Renato Rezende