Moradores de 14 áreas de risco recebem ações preventivas

publicado: 18/02/2016 14h42

Durante a manhã desta quarta-feira (17), a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) concluiu a conscientização das 1.422 famílias, que residem em 14 áreas de risco em Parauapebas.

De acordo com o coordenador adjunto da Comdec, Rafael Cardoso, cerca de 30 pessoas estiveram envolvidas em visitas às áreas que já foram mapeadas em dezembro do ano passado. Ele afirma que apesar de relatórios do estado preverem uma diminuição de 20% de chuva para a região, a mobilização tem o intuito preventivo.

“Ao longo desses dias estivemos alertando a comunidade sobre os cuidados e também fizemos laudos em algumas residências que possuem rachaduras. Estivemos orientando a população e fomos muito bem recebidos”, afirmou Rafael.

O tenente do Corpo de Bombeiros Militar, Renato Figueira, acompanhou a ação e afirmou que o órgão também dará o apoio necessário as famílias, caso ocorra desmoronamentos, enchentes ou enxurradas.

“Estamos representando o Estado e acreditamos que é importante ter o conhecimento de toda situação do município. Estamos prontos para dar todo suporte necessário, caso haja necessidade”, concluiu.

A dona de casa do Sueli Souza, de 23 anos, estava acompanhada do filho Heitor Samuel, de apenas 18 meses, no momento em que foi abordada por uma das equipes, que informou o número de contato da Comdec e como identificar situações de risco.

“As orientações foram muito boas. Moro aqui no Céu Azul há mais de um ano e ainda não vi e não soube de nenhum problema referente a desmoronamento. Caso aconteça, é bom saber quem eu devo procurar”, disse Sueli, enquanto segurava o filho no colo.

A ação contou com a participação de representantes do 23º Subgrupamento do Corpo de Bombeiro Militar, das secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente, por meio do Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (Ceap) e do Projeto Jovem Ambientalista (PJA).

As áreas de risco permanecem sendo monitoradas pela Comdec e as visitas às residências aconteceram sempre que necessário.

Sara Nascimento
Assessoria de Comunicação | PMP