Ministério da Saúde capacita técnicos do município para implantação do HOSPUB

publicado: 12/05/2016 13h47

Entre os dias 3 e 6 de maio os analistas de sistemas da Coordenação de Tecnologia da Informação (CTIC) da prefeitura e os servidores que atuam como suporte técnico e atendimento ao público na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), participaram de uma capacitação com técnicos do Ministério da Saúde (MS) sobre o HOSPUB, que é um software de gerenciamento hospitalar.

Fornecido gratuitamente pelo MS por meio do Departamento de Informática do SUS (DataSUS), o software garante suporte necessário para o gerenciamento da unidade hospitalar, e em Parauapebas será implantado no Hospital Municipal, UPA e Policlínica. “O HOSPUB é completo e utilizado em hospitais de referência no país, com certeza sua implantação vai ajudar muito os gestores da saúde local”, destacou Sérgio Argolo, técnico do DataSUS.

De acordo com Hailton Cúrcio Ceribella, responsável pela CTIC, órgão que é vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), a solicitação de implantação do HOSPUB vai agregar eficiência à prestação do serviço público a custo zero. “Estivemos em Belém, solicitando o apoio junto aos representantes do Ministério da Saúde para a implantação desse sistema, e prontamente fomos atendidos”, destacou.

Apresentação do HOSPUB

Sistema on-line e multiusuário, desenvolvido em ambiente operacional de banco de dados relacional, com o objetivo de prestar informações que possam subsidiar a gerência do estabelecimento hospitalar. Seja no processo de planejamento, de operação ou de controle das ações em saúde, o HOSPUB caracteriza-se pela automatização e integração das principais atividades operacionais executadas nas Unidades de Saúde através da utilização de seus subsistemas.

São eles: Arquivo Médico (SAME), Administração, Ambulatório, Centro Cirúrgico, Emergência, Informações, Internação, Material (almoxarifado, farmácia), Perinatal e Serviços de Diagnose e Terapia.

Benefícios

Disponibiliza dados de identificação e de atendimento ao paciente a partir da leitura/entrada das informações do Cartão Nacional de Saúde; permite a pesquisa por nome (fonética) e a visualização da tabela de CID-10, de acordo com a sua organização, facilitando aos profissionais médicos a classificação e codificação dos diagnósticos; gerencia as informações geradas pelos setores da Unidade de Saúde; permite a integração em diversos “subsistemas”; emite relatórios gerenciais diversos.

Funcionalidades

Possibilita a criação do Cadastro Único de Pacientes dentro da Unidade de Saúde; coleta dados relativos ao atendimento nos diversos setores da unidade hospitalar; permite a utilização do Cartão Nacional de Saúde de forma a agilizar o atendimento; emite faturamento de forma mais fácil e confiável; obtém informações para gerenciamento, visando à melhoria do funcionamento da unidade hospitalar.

Karine Gomes
Assessoria de Comunicação | PMP