Matinê infantil e desfile das escolas de samba marcam a segunda noite de carnaval

publicado: 24/02/2020 18h52

Cultura em Movimento foi a novidade deste ano. À noite, jurados se encantaram com a apresentação das agremiações.

Dezenas de crianças e seus familiares curtiram a matinê do carnaval da nossa gente, neste domingo, 23. A festa, realizada na Praça de Eventos, teve um brilho especial com o desfile Cultura em Movimento, com alas infantis e de mães, uma inovação na programação do carnaval deste ano.

Todos os participantes do desfile ganharam fantasias que foram confeccionadas pela cooperativa Mulheres de Barro, a pedido da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). Foram mais de 180 peças. De acordo com Cristiano Cerqueira, da Secult, crianças de todos os bairros foram convidadas para o desfile.

“Eu sou do bairro dos Minérios, soube da programação da matinê lá na Pastoral da Criança. Trouxe minhas duas filhas, elas estão adorando participar do desfile e gostaram de ganhar as fantasias de palhaço infantil. Acho importante iniciativas assim”, disse a dona de casa Dione Amorim.

Joelma Andrade, voluntária da Pastoral da Criança no bairro dos Minérios, destacou a oportunidade de participar da programação juntamente com sua filha. “Carnaval é cultura, acho muito importante envolver pessoas de todos os bairros e, principalmente, mães e filhos”.

Desfile das escolas de samba de Parauapebas

No período da noite, as escolas de samba de Parauapebas mostraram talento e criatividade na avenida. A primeira a se apresentar foi a Unidos do Tropical, homenageando o Festival de Sairé, de Santarém (PA). A Império Arrastão Pai D’égua foi a segunda e o seu tema foi Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.

Em seguida, a Mocidade Independente do Primavera se apresentou com a homenagem aos 30 anos do Encontro da Mulher de Parauapebas e, por último, a escola Acadêmicos do Liberdade entrou, homenageando a quadrilha Jovens do Cangaço, que há 23 anos participa do Festival Junino Jeca Tatu, em Parauapebas.       

De acordo com Carlos Magno, da diretoria da Liga das Escolas de Samba e Blocos de Parauapebas e região (Liabespr), as escolas são avaliadas por nove jurados, vindos das cidades de Rondon do Pará, Marabá e Canaã dos Carajás, todos com boa experiência cultural. O resultado das campeãs será divulgado na quarta-feira, 26.

Flávio Fernandes, professor e empresário do ramo de dança em Marabá, foi um dos jurados. Ele elogiou a performance das escolas de Parauapebas. “Me surpreendeu muito, especialmente o material cênico”, disse ele.

Outras atrações da noite

A musa do carnaval de Parauapebas, Poliana Veiga, fez uma apresentação especial. A artista da terra, Josy Leal, animou o público com músicas que fez todo mundo se mexer e o show com a banda Pegada do Axé encerrou, com muita animação, a segunda noite do carnaval da nossa gente.

Texto: Karine Gomes
Foto: Felipe Borges