Mais famílias de Parauapebas aderem a projetos da Sempror

publicado: 20/02/2020 17h14

Com “Leite a Pasto” e “Cordeiro Mais Carne”, prefeitura já impulsionou 65 produtores da agricultura familiar, que além de recursos receberam animais para começar produção.

Em cerimônia realizada no auditório da Prefeitura de Parauapebas na segunda-feira, 17, mais sete famílias aderiram aos projetos Leite a Pasto e Cordeiro Mais Carne, desenvolvido pela Secretaria de Produção Rural (Sempror). Os selecionados na terceira convocação do processo assinaram os contratos e estão aptos para receber os benefícios em suas propriedades. O apoio da gestão municipal vai garantir mais renda ao produtor rural, além de fortalecer a produção leiteira e de corte do município.

O agricultor Hitler Souza celebrou a assinatura do contrato, já que para ele o projeto representa uma nova etapa de desenvolvimento para sua propriedade localizada no Cedere I, onde produz gado de leite e corte. “É muito satisfatório participar desse projeto da prefeitura, em que eu vou poder ter um desenvolvimento melhor em questão de conhecimento, produtividade e manejo adequado do rebanho. É muito importante pra mim porque é minha renda familiar”, apontou ele.

Por meio dos dois projetos, a prefeitura destinou um fomento em torno de R$ 50 mil para cada uma das 65 famílias beneficiadas. São 40 produtores na modalidade implantação e 20 na modalidade reestruturação. De acordo com a necessidade, eles recebem pasto rotacionado, sistema de irrigação e, em alguns casos, cinco novilhas prenhes e um kit de ordenha mecânica.

No projeto Cordeiro Mais Carne são cinco produtores na modalidade implantação que recebem, além da estrutura para o pasto, 25 matrizes da raça Santa Inês e um reprodutor ovino da raça Dorper. A propriedade também é contemplada com o Protocolo de Melhoramento Genético, assistência técnica e capacitação para habilitar o produtor a fazer o correto gerenciamento da propriedade.

Na propriedade da agricultora Maria Sulamita Mendes, a principal renda que mantém a família vem da produção leiteira. Ela e o esposo viram no projeto Leite a Pasto um incentivo do governo municipal para ampliar, reestruturar e melhorar a qualidade do que o homem do campo produz. “A gente espera que melhore, que desenvolva mais, aumente a produção e com isso a gente ganhe mais, a renda aumente”, expressou ela.

Texto e fotos: Erika Sarmanho
Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP