Mais de dois mil educadores participaram do Seminário Pedagógico 2016

publicado: 21/01/2016 15h37

Os trabalhos letivos da rede municipal de ensino iniciaram com um grande evento. Trata-se do Seminário Pedagógico 2016, realizado pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na segunda-feira, 18 de janeiro, no Espaço de Eventos Cabocla.

Nesse ano, o evento abordou o tema “O Currículo e o Direito de Aprender: Possibilidades e Desafios”, e contou com a participação de mais de dois mil educadores.

O Seminário tem como objetivo garantir a constante melhoria educacional e, consequentemente, o aumento dos indicadores da educação de Parauapebas, além de ampliar os conhecimentos dos educadores municipais.

Participante assíduo nos três momentos em que foi programado o Seminário, o prefeito Valmir Mariano agradeceu aos educadores pelos muitos prêmios obtidos em 2015 devido aos avanços da educação. “O mais importante são vocês. Construir obras é fácil; formar pessoas é a tarefa mais difícil, e esse é o propósito desse governo: formar cidadãos de bem. Quero agradecer a cada um de vocês, educadores, pelo empenho com que vêm desenvolvendo a educação do município”, disse.

Para a professora Cleonice Miranda de Souza, da Escola Mario Lago, a discussão sobre a temática veio em boa hora. “Nós educadores temos essa expectativa: que muito em breve tenhamos uma Base Nacional Comum e, aqui no Seminário, pudemos compreender melhor como está ocorrendo esse processo e de que forma podemos contribuir para que ele se concretize”, declarou.
A coordenadora de Educação Infantil, Edite Smidi, indígena da etnia Xerente, declarou: “A realização desse Seminário proporciona uma valorização da Rede por nos manter atualizados. Além de ampliar o nosso conhecimento, promove a integração entre os educadores”, ressaltou.
A secretária de Educação, Leila Lobato, em seu discurso, agradeceu aos educadores pelo trabalho realizado e enfatizou o valor de cada um na construção de uma educação de qualidade. “São vocês educadores, que cotidianamente fazem acontecer em suas salas de aula as transformações que só a educação tem o poder de fazer na vida de nossos alunos. Muito obrigada pelo compromisso!”.
A gestora também destacou a importância do tema abordado no seminário. “A nossa inserção no debate sobre a Base Nacional Comum nos auxiliará na superação de alguns desafios, pois, por meio dele poderemos garantir melhores oportunidades de aprendizagem para todos os nossos alunos da rede pública”.

O evento teve como palestrantes, o professor Raph Gomes Alves, membro do Movimento pela Base Nacional Comum e conselheiro de Educação no Estado goiano, e da professora doutora Celi Bahia, coordenadora do curso de Especialização em Docência na Educação Infantil e o grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil (IPE).

[widgetkit id=”42″]

Sara Dias