Mais de 800 alunos participam dos jogos interescolares de Parauapebas

publicado: 07/05/2019 14h00

Handebol, futsal, basquetebol, voleibol, xadrez e tênis de mesa feminino e masculino (nas categorias Infanto A e Juvenil B) são as modalidades da 21ª edição dos Jogos Interescolares de Parauapebas (Jips), iniciados na sexta-feira (3), no Ginásio Poliesportivo.

Com o tema “O Esporte na Perspectiva de uma Educação Humanizadora” o evento reúne este ano mais de 800 estudantes de 40 escolas, sendo seis particulares, 12 estaduais e 22 municipais.

Como ex-aluno da rede municipal de ensino e medalhista na primeira edição dos Jogos Interescolares, o secretário-adjunto de Educação, Antonino Brito, falou sobre a importância do evento. “O Jips vem pra trazer os alunos, para que eles possam compreender o valor do esporte. O governo como um todo tem feito com que o esporte seja muito observado no município”, disse.

O coordenador de Esportes do município e um dos idealizadores do Jips, Anderson Moratório, comentou sobre os avanços no esporte de Parauapebas e sobre o destaque dos atletas da cidade no cenário nacional e internacional, “isso é o reflexo de um trabalho, gestão, política pública de esporte e lazer e de profissionais dedicados. O prefeito sempre deu apoio ao esporte, o ginásio foi revitalizado. Quando começamos se quer tínhamos um ginásio na cidade, hoje temos um dos melhores espaços do estado. Todos os colegas profissionais de educação estão motivados, tenho certeza que será uma bela edição”.   

Anderson lembra que vários alunos que já participaram do Jips, hoje estão atuando como profissionais na rede municipal, na educação física ou nas mais diversas áreas de ensino. “O esporte educacional é uma ferramenta de participação, inclusão, motivação, mobilização e resgate social”, avaliou o coordenador. 

A atleta Milena Lima considera que os Jips é uma forma de mostrar o potencial esportivo. “Como a gente é da escola do campo é sempre bom participar desses jogos, porque podemos mostrar nossas habilidades”, disse. 

Vereadores, secretários e a comunidade em geral prestigiaram a cerimônia, que contou apresentações dos alunos da Unidade Educacional Especializada Jonas Pereira de Melo, que emocionaram o público. “Só o esporte consegue agregar e causar essa mobilização tão bonita de ver, essa expressão no rosto desses adolescentes, dessa criançada”, afirmou o secretário de Esportes, Laoreci Diniz.

Até o dia 19 de maio os alunos participarão de disputas no Ginásio Poliesportivo e nas quadras das escolas Chico Mendes e Cecília Meireles.  “É importante pra gente motivar essa juventude e também, comemorando o aniversário da cidade, é motivo de festa e alegria”, ressaltou o vice-prefeito, Sérgio Balduíno. 

Texto: Rayssa Pajeú

Fotos: Piedade Ferreira

Assessoria de Comunicação – ASCOM | PMP

{gallery}/ANO2019/MAIO/JOGOSINTERESCOLARES/{/gallery}