Mais de 400 crianças do CER II celebraram seu dia

publicado: 21/10/2022 15h11

Usuários do Centro Especializado em Reabilitação de Parauapebas comemoraram o dia das crianças no Parque dos Ipês

Para comemorar o Dia das Crianças, os profissionais que realizam atendimento terapêutico multidisciplinar na modalidade de reabilitação intelectual e reabilitação física pediátrica preparam um evento especial.

Os pacientes que apresentam deficiência física ou intelectual associada, ou não, a outros quadros de transtorno, como Síndrome de Down, Transtorno do Espectro Autista, paralisia cerebral e suas famílias participaram de atividades lúdicas e pedagógicas no Parque dos Ipês.

O Centro Especializado em Reabilitação (CER II) de Parauapebas é uma unidade de saúde de média complexidade que compõe a rede de cuidados para pessoas com deficiência e promove a reabilitação física e intelectual de seus usuários.

Segundo Edna Moia, supervisora técnica do CER II, o evento é o resultado da ação conjunta entre entidades governamentais e não governamentais. “Tivemos aqui uma verdadeira divisão de tarefas, demonstrando que quando o assunto é fazer o bem, todos nós precisamos estar envolvidos. A atividade foi um verdadeiro sucesso”, ressaltou.

Todos os técnicos administrativos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistentes sociais se uniram nesta iniciativa que tem por objetivos:

•          Promover um momento terapêutico diferenciado onde o lúdico, a coletividade e a interação dos responsáveis mostrem a sociedade que a criança com deficiência tem potencial no desenvolvimento e que necessita da participação de todos os implicados;

•          Promover a conscientização da sociedade sobre a pessoa com deficiência, garantir seus direitos e celebrar os efeitos positivos de ações inclusivas;

•          Propiciar o combate ao preconceito;

•          Evidenciar que o cuidado à saúde de crianças considere a valorização do brincar e dos recursos lúdicos como ferramenta de comunicação e tratamento diferenciado, bem como sua socialização.

A ação contou com o apoio da Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria de Saúde, e diversos patrocinadores (pessoas físicas, pequenas empresas, instituições de direitos, organizações não governamentais e Câmara de Vereadores), permitindo com que a população perceba que o cuidado de nossas crianças depende da união de todos.

Gilberto Laranjeiras, secretário de Saúde, parabenizou a iniciativa. “Creio que os pais e responsáveis ficaram ainda mais felizes do que as próprias crianças, pois ver estes sorrisos e toda essa interação não tem preço. Vemos aqui o reflexo de um trabalho feito com amor e muita dedicação. É por isso faço questão de frisar temos em Parauapebas um SUS humanizado”, finalizou o gestor.

Prefeitura de Parauapebas