Mais de 300 pessoas são atendidas no mutirão de exames de ultrassom

publicado: 10/12/2019 09h22

Mais de 300 pessoas foram atendidas na ação “Sou + Saúde”, realizada nesse domingo (08), na Policlínica. A ação teve o objetivo de diminuir a demanda no Sistema de Saúde (SIRREGIII) para atendimentos de exames de ultrassom de mama, transvaginal e testes de PCCU.
A escolha dos pacientes foi feita através de levantamento realizado pela equipe de regulação, priorizando as pessoas que aguardavam há mais tempo. No total, foram realizados 310 atendimentos para ultrassom, e também foram disponibilizados testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite.
“O ultrassom de mama é útil para analisar algumas alterações mamárias, como as que podem ser sentidas, mas não visualizadas na mamografia. O ultrassom pode ser usado para observar alterações que foram vistas na mamografia e distinguir a diferença entre os cistos com líquido e massa sólida. O ultrassom transvaginal é um dos exames mais solicitados para as mulheres, ele é realizado para a avaliação das estruturas reprodutivas femininas, com o objetivo de detectar a presença de diversos problemas de saúde, tais como tumores, pólipos ou miomas uterinos, infecções e sangramentos vaginais anormais, cistos ovarianos e anormalidades menstruais”, informa o diretor da média e alta complexidade da Policlínica, Ronaldo Ribeiro.
Uma das paciente foi Greicilente de Castro Lopes, que parabenizou a Prefeitura pela ação.  “Hoje estou aqui e surpresa em ver que até no domingo a equipe trabalha. Estou muito feliz pelo atendimento, estão todos de parabéns por esta ação.”
Nhirly Samara, da Diretoria de Regulação, Controle e Avaliação (Dirca), falou sobre o público alvo desta ação. “Estas mulheres tiveram a oportunidade de sair da fila de espera para atendimentos de ultrassom. Estamos buscando iniciar o ano de 2020, com o menor número possível de pacientes em espera.”

Outras ações da Saúde

O secretário municipal de Saúde, Gilberto Laranjeiras, fala sobre as ações realizadas pela SEMSA. “Estamos realizando ações para zerar as demandas reprimidas da saúde. Recentemente realizamos uma ação aqui na Policlínica e no Bairro Vila Rica, para diminuir a fila de espera para pacientes que necessitavam de cirurgias oftalmológicas (catarata e pterígio). Além de agilizar a fila, captamos mais pacientes. Grande parte deste público já realizou suas cirurgias. Não importa o horário ou o dia da semana, a saúde requer atenção 24h, e este é um dos compromissos deste governo”, reforça.

O Prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, acompanhou a ação de domingo e anunciou que a partir e agora a coleta dos exames será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde. “Nosso governo tem o compromisso com as reais necessidades da população de Parauapebas, e desde a última semana, estamos realizando a coleta dos exames em todas as UBS. Esta era uma demanda que lutamos muito para conseguir. Agora o usuário não precisa mais se deslocar do seu bairro para fazer exame de coleta no HGP, ele terá a facilidade de realizar próximo a sua residência”, afirma.

Texto: Luciana Queiroz

Fotos: Felipe Borges