Mais de 10 expositores participam da I Mostra Cultural de Talentos do CAPS

publicado: 25/10/2019 11h25

O novo espaço do Centro de Assistência Psicossocial sediou a I Mostra Cultural de Talentos dos Usuários do Centro nesta quarta, 23. Mais de 10 expositores de artesanato, plantas, peças em ferro e gastronomia participaram do evento junto com seus familiares e voluntários.

Nildimar Silva Costa Santos, usuária e monitora de oficina do Centro, fala da sua satisfação em expor o material produzido. “É um trabalho muito bom, é muito melhor a gente está aqui do que ficar em casa pensando bobagens e até em suicídio. Hoje nós estamos aqui mostrando que somos capazes!”, comemora.

Maria de Jesus produz canetas decoradas e peças em ferro como churrasqueira e suportes para plantas, ela disse que o talento está no sangue. “Assim que eu tive oportuniddade fiz alguns cursos. Quando eu estou fabricando as peças eu esqueço de tudo e ainda ganho dinheiro”, conta animada.

A gerente do CAPS, Rosângela Pereira de Souza, destaca que esta atividade contribui para valorização do usuário e estimula a autoestima. “Acreditamos que isso é protagonismo, e que ações como estas ajudam a evitar o preconceito. Hoje estamos expondo nossos talentos também em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado em 10/10”.

Atendimento no CAPS

Atualmente, cerca de 1200 usuários estão em tratamento contínuo no CAPS. O Centro atende em média por dia 70 pessoas, que participam do acolhimento coletivo; durante a semana são ofertadas oficinas de trabalhos manuais, pintura em tela e tecido e expressão corporal. As atividades de grupo ocorrem de segunda a sexta-feira, em horários predefinidos, com objetivos específicos como Grupo de Jovens, Grupo de Famílias, Grupo de Entrada, Grupo de Coaching, Grupo Harmonia e Grupo para Pais de Adolescentes.

O Caps também conta com atendimentos de psicologia, psiquiatria, enfermagem, atendimento social e atendimento farmacêutico. Além disso, algumas atividades externas são organizadas junto à sociedade civil, como as comemorações do Dia Nacional de Luta Antimanicomial (18 de maio) e o Açaí Filosófico (25 de maio, destinado a reflexões sobre depressão e suicídio entre jovens).

Quem precisar pode procurar o CAPS que fica localizado na Rua C, esquina com a rua 2, no bairro Cidade Nova.

Texto: Andréa Reis

Fotos: Lucas Dias

Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP