MAIS AGILIDADE: REDE DE ATENDIMENTO À MULHER DE PARAUAPEBAS AGORA ATENDE NUM ÚNICO LOCAL

publicado: 15/02/2017 10h07

Antes espalhada por três endereços, a Rede de Atendimento à Mulher de Parauapebas está agora concentrada num único local: na rua Rio Dourado, n° 63, no bairro Beira Rio. A Rede é formada pelo Centro de Referência da Mulher (CRM), Casa da Mulher e pelo Núcleo de Atendimento Jurídico à Mulher (Najur). E desde segunda-feira, 13, atendem no mesmo endereço.
“Nosso objetivo é facilitar a vida das mulheres para que elas tenham um atendimento de qualidade, e que cada caso seja acompanhado com carinho e atenção. Por isso, toda a Rede está concentrada aqui”, explica a secretária municipal da Mulher (Semmu), Ângela Pereira.

Da Rede, também faz parte a Casa Abrigo, cujo endereço é mantido em sigilo para dar proteção e atendimento integral às mulheres ameaçadas de morte em razão da violência doméstica.
“Infelizmente, nós sabemos que muitas mulheres sofrem agressão, seja fisicamente ou verbalmente, e por este motivo estamos à disposição para ajudar cada uma. Esse é o nosso papel quanto Secretaria da Mulher, mas precisamos do apoio da própria classe feminina”, diz Ângela Pereira ao falar da importância de a mulher não se submeter à violência doméstica e da importância de denunciar o agressor.

A Defensoria Pública da Mulher é outra ferramenta com a qual as mulheres podem contar. O prédio do órgão, no bairro Jardim Canadá, começou a ser reformado nesta segunda-feira, 13, e será entregue no prazo de 60 dias. Até lá quem precisa da Defensoria também deve se encaminhar ao bairro Beira Rio.

A preocupação da Semmu com as mulheres não se limita a proteger e dar assistência jurídica a elas. Com a Casa da Mulher, a Rede também oferece cursos para quem busca qualificação profissional e deseja se inserir no mercado de trabalho.

Para se inscrever nos cursos, é muito simples. “Para se inscrever e ter mais informações, basta nos procurar, munidas dos documentos pessoais, e com certeza já estarão participando do curso desejado”, informa a coordenadora da Rede, Eliane Braga.
O atendimento ao público vai das 8 às 14 horas, enquanto os cursos são realizados das 14 às 18 horas.

ENTENDA A REDE DA MULHER DE PARAUAPEBAS

CASA ABRIGO: Local de acolhimento de mulher em situação de risco de vida e social. Em virtude da violência doméstica, muitas sofrem ameaça de morte. Na Casa Abrigo, a mulher recebe atendimento integral e, se tiver filho menor de idade, ele também é amparado. O acolhimento é temporário até a mulher se sentir segura para retomar a sua vida. O endereço da casa é mantido em sigilo por questões de segurança

CASA DA MULHER: Projeto que é uma “porta de saída” para as mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, sem condições de sustento próprio. Elas recebem capacitação por meio de cursos gratuitos, elaborados de acordo com o perfil de cada grupo. Entre as ações da Casa da Mulher, estão proporcionar o empreendedorismo articulado ao cooperativismo, contribuindo para a inclusão social; e despertar o senso ecológico nas mulheres, sensibilizando-as para a importância da reciclagem na proteção do meio ambiente.

CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER: Promove o cumprimento das ações no combate à violência contra a mulher do campo e da cidade. Entre as ações, estão atender a mulher vítima da violência de gênero, em sua expressão doméstica; garantir o acompanhamento social, jurídico e psicológico para elas; promover reflexão sobre as relações de gênero para as mulheres com enfoque no empoderamento feminino e no empreendedorismo; favorecer a participação das mulheres em grupos de reflexão, visando à recuperação e/ou elevação de sua autoestima, e ao reconhecimento e exercício de seus direitos; e promover oficinas itinerantes de integração dos grupos, propiciando a elevação da autoestima através de atividades socioeducativas.

NÚCLEO DE ATENDIMENTO JURÍDICO À MULHER (Najur): Presta assistência jurídica especializada, orienta e encaminha os processos das mulheres em situação de violência ou vulnerabilidade social. É o órgão do município responsável pela defesa das cidadãs que não possuem condições econômicas de contratar um advogado. Também defende as mulheres em direitos de família, como pensão alimentícia.

Sabrina Linhares
Assessoria de Comunicação | PMP

Fotos: Matheus Costa – Ascom | PMP

{gallery}Amaisagilidaderededeatendimentoamulherdeparauapebasagoraatendenumunicolocal{/gallery}